Adam Basanta

A Truly Magical Moment

FILE
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“A Truly Magical Moment” (Um Momento Verdadeiramente Mágico) cria uma reencenação virtual da cena cinematográfica clássica na qual dois dançarinos dão as mãos e giram no meio da pista de dança enquanto olham profundamente para os olhos um do outro.
Quando os convidados conversam pelo FaceTime com a escultura cinética interativa – construída a partir de iPhones, paus de selfie e contas do FaceTime – ela começa a girar, atingindo velocidades vertiginosas enquanto uma música romântica toca ao fundo. Na velocidade máxima, o plano de fundo é desfocado e distorcido, mas a imagem de seu parceiro de dança permanece em foco.
Tomando emprestado do cinema, de GIFs e do Chat Roulette, a obra aborda ludicamente tensões irônicas entre a deficiência de conectividade virtual e a conectividade econômica global que a permite.

Biografia:
Adam Basanta (n. 1985) é um artista sonoro, compositor e performer de música experimental. Nascido em Tel-Aviv (Israel) e criado em Vancouver (Canadá), atualmente mora e trabalha em Montreal (Canadá). Em todas as disciplinas e meios de comunicação, ele questiona intersecções entre as dimensões conceituais e sensoriais da audição, a materialidade do aparato tecnológico e o entrelaçamento do comportamento humano e dos dispositivos de consumo produzidos em massa. Sua obra é exibida internacionalmente em galerias, festivais e instituições.