Andrei Thomaz - Invisible Mazes

Andrei Thomaz

Labirintos Invisíveis

Abstract:
Labirintos Invisíveis é composto por dois jogos, disponíveis para dispositivos móveis (Java) e para web (Flash). Labirintos Invisíveis #1 propõe ao jogador o desafio de atingir a saída de um labirinto que é completamente invisível no início da partida. Um círculo azul representa o jogador e um círculo vermelho indica a saída do labirinto. Cada vez que o jogador move-se dentro do labirinto e esbarra numa parede, esta torna-se visível. Entretanto, como o tempo é limitado (5 minutos), não pode-se perder tempo tentando tornar todo o labirinto visível; após alguns fracassos, o jogador percebe que é preciso desenvolver alguma forma de estratégia para chegar à saída no tempo disponível. Não é possível “decorar” o desenho do labirinto, já que um labirinto diferente é gerado, aleatoriamente, a cada partida. Já em Labirintos Invisíveis #2, o labirinto é visível no início da partida mas, a cada segundo, algumas de suas paredes são apagadas. Entretanto, elas continuam impedindo a passagem do jogador. Assim, o jogo torna-se mais difícil ao longo do tempo, já que o jogador não vê mais quais são os obstáculos no caminho em direção à saída e é obrigado a deslocar-me por tentativa e erro. Labirintos Invisíveis #2 coloca o jogador numa situação em que agir rápido é fundamental para a vitória. Nos primeiros minutos, ele precisa escolher se tenta locomover-se o mais rápido possível, ou se estuda o desenho do labirinto, para conseguir deslocar-se quando este já estiver com boa parte de seu traçado apagado. Ao contrário de Labirintos Invisíveis #1, que torna-se mais fácil à medida que o tempo passa, em Labirintos Invisíveis #2, ter mais tempo para concluir o jogo não seria muito útil.

Biography:
Andrei Thomaz (artista visual), Francisco Serpa (ator e iluminador), Lílian Campesato (artista sonora) e Vitor Kisil (compositor) possuem o interesse comum pelo desenvolvimento de performances envolvendo som, imagens em movimento e luz, utilizando elementos concretos em combinação com softwares de manipulação de som, imagem e vídeo em tempo real. Este grupo vem trabalhando há um ano em performances sonoras e instalações sonoras.