Dorette Sturm

The Breathing Cloud

FILE
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
Respirar é vida. A luz é vida.
“The Breathing Cloud” (A Nuvem que Respira) é um organismo flutuante monumental. A obra transforma um espaço pelo seu movimento, luz e respiração rítmica. Com esta light art, a frase “deixe um quarto ganhar vida” recebe um novo significado. A pele das nuvens parece frágil e suave, e os movimentos são rítmicos, mas aleatórios, de modo que toda a sala pareça um ser vivo. A tecnologia é projetada para que os fortes módulos de LED e o mecanismo deem apoio à respiração difusa. Ela fica fisicamente maior e menor, e abraça com o seu espaço de luz brilhante.

Biografia:
“Como artista, estou fascinada pelo fenômeno da luz. A luz pode transformar o sentido do tempo e do espaço: a luz modela o espaço, atrai e detém a atenção. A luz é vivificante e fundamental para a natureza da qual todos somos parte”.

O trabalho de Dorette Sturm está situado no cruzamento entre as artes visuais, a arquitetura e a tecnologia. Em combinação com o som e o movimento, a luz traz suas esculturas monumentais à vida, enchendo o ambiente de significado. Sturm foi reconhecida internacionalmente por suas obras de arte monumentais. Elas foram exibidas em festivais de arte e luz na STRP Biennale (Holanda), no Amsterdam Light Festival (Holanda) e na Semana Internacional de Design (China). Um ensaio sobre sua obra “Seeds of Change” foi publicado em Bright2 of Frame Publishers, uma publicação inovadora sobre light art de todo o mundo.
www.dorettesturm.com