Eric Marke

Motor-HD Phone

Abstract:
“Motor-HD Phone” é uma instalação sonora interativa que une a tecnologia do HD (Hard-Disk) aliando-se ao uso da frequência gerada pelo motor, que realiza o movimento de rotação do disco magnético, transformando-o num gerador de onda sonora.
O resultado deste movimento gera um sinal de áudio na gama de 15 a 120 Hz ao nível de 110-120 decibéis (pressão de som). Ao ligar os dois polos (+/-) do motor elétrico em um cabo de áudio P10, ouvirão frequências baixas conhecidas como grave, de acordo com a alteração da velocidade (movimento de rotação do motor).
O motor elétrico é uma tecnologia que transforma energia elétrica em energia mecânica, surgida pelas mãos de vários cientistas e no último estágio em 1886 creditado ao alemão Werner Von Siemens. HD, sigla das palavras em inglês, Hard-Disk, tem a função de armazenar dados pelo sistema de gravação magnética.
Os dois unidos têm a finalidade primária de armazenar dados, tecnologia essa criada pela IBM em 1956. A finalidade secundária, nada atribuída com esta função, foi inspirada na Gambiologia e no trabalho de Luigi Russolo (Intonarumori).
Se conectar o motor elétrico e o HD, podemos trabalhar no campo de ação e reflexão criativa para novos trabalhos e críticas tecnológicas. Assim, “Motor-HD Phone” foi concebido para fluir novas formas de artes ao investigar toneladas de lixo eletrônico que criamos todos os dias.

Biography:
De São Paulo – capital, Eric Marke é professor com mestrado em comunicação e formado em publicidade e jornalismo. DJ desde 1984 (Madame Satã, Espaço Retrô, Playboy Disco Club e Trumptown) e músico eletrônico desde 1987. Desde 2003 faz parte da organização e curadoria do FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Como jornalista, é correspondente internacional da TV BBC-News. Em artes, começou a atuar em 1979 (cineasta mirim) e mais tarde, como pesquisador, historiador e performer.