Fábio Fon & Soraya Braz

Roaming

Roaming

Abstract:
Trata-se de um painel revestido de vidro que possui pequenos sensores de radiofreqüência, que são comumente utilizados no interior de pingentes de celulares, comercializados em lojas de bijuterias e miudezas. Esses sensores tornam-se luminosos ao captarem o uso de celulares. Ao ser estimulados por determinadas transmissões eletromagnéticas (uso de celulares na proximidade, por exemplo), iluminam-se, tornando visível a presença de emissões de radiofreqüência. A palavra ROAMING, escrita logo abaixo dos sensores luminosos, refere-se primeiramente ao termo empregado para designar a transmissão de aparelhos em locais distintos da sua região de origem. Embora seja utilizada desta forma em língua portuguesa (como muitos outros estrangeirismos tecnológicos), a palavra ROAMING significa em inglês, “viajando” (termo que mais se aproxima do utilizado pelas empresas de telefonia), mas também pode significar andar a esmo, vagar. Esse sentido daquilo que não é próprio do local onde se encontra e que nos traz a incerteza da permanência e a efemeridade das circunstâncias. A composição que se forma através dos sensores iluminados é visível por alguns instantes e nos apresenta os vestígios de um corpo invisível. Essa condição efêmera que a palavra nos traz se referencia à práxis do trabalho e também à própria condição humana frente à tecnologia, em especial, às tecnologias que fazem uso da radiação eletromagnética.

Biography:
Soraya Braz é artista multimídia, graduada em Artes Plásticas na Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisadora sobre a produção artística que faz uso de radiação eletromagnética.

Fabio FON: (Fábio Oliveira Nunes) – É artista multimídia e webdesigner. É também doutor em artes na ECA-USP, pesquisando sobre arte e novas tecnologias, e mestre em multimeios na UNICAMP. Desde 1999, desenvolve projetos de web arte na rede Internet. É autor do site Web Arte no Brasil e co-organizador do site Artéria 8.