He-Lin Luo, Yi-ping Hung & ivLab

Somebody-Nobody-Everybody

Abstract:
O surgimento rápido da Internet, Facebook, Youtube e outros permitiu que pessoas comuns fiquem mais próximas de celebridades. Isso também ecoa a profecia de Andy Warhol, o pai da Pop Art: No futuro, todas as pessoas terão fama mundial durante quinze minutos. “Somebody-Nobody-Everybody” utiliza várias telas de 4×11 para apresentar a metamorfose contínua de “retratos” e dar aos espectadores uma oportunidade para reflexão. Primeiro, as transições entre bebês/idosos e belezas na cultura secular levam os espectadores a lembrarem da ilusão de tempo e da realidade de vida. Além disso, os prepara para ver a verdadeira “face” por trás da “superfície” de objetos e temas cotidianos. Assim, através da transição entre celebridades de cultura pop e espectadores, este trabalho tenta penetrar na ânsia do culto à celebridade pelo ego e depois desconstruir a relação “estádio do espelho”. Essa relação “estádio do espelho” é como os julgamentos de valor que fazemos com frequência ao olhar para outras pessoas. Ao consumir quantidades maciças de informação, estamos olhando tudo que é relacionado ao que estamos pensando, o que é semelhante a se olhar em um espelho.

“Visualizar” e a teoria lacaniana do estádio do espelho permitem fazer a ligação entre celebridade e ego. O trabalho utiliza uma câmera de alta velocidade para captar as imagens do espectador, então aplica as técnicas de cálculo de orientação de cabeça para controlar a atenção do espectador. A seguir, transforma o retrato sendo visto no rosto do próprio espectador mostrando que não há diferença de fato entre as celebridades da cultura pop e as pessoas comuns. Quando consegue aumentar seu nível de consciência e ver a realidade por trás da superfície, a pessoa conclui que não há diferença entre si mesma, as celebridades e a população em geral. Esse tipo de interação também ilustra um ensinamento do sutra Diamante: Tudo que tem uma forma ou uma face é ilusório e irreal. Por meio dessa abordagem, as pessoas podem transcender a percepção de um ego, de um ser, de uma alma, de uma pessoa, e finalmente entrar em um estado de grande compaixão e vivenciá-lo plenamente.

Biography:
He-Lin Luo é um artista de Taiwan especializado em interação que tem ganho muitos prêmios de arte interativa. Ele é profissional de programas de computador e máquinas cinéticas. Graduado em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação na National Taiwan University (2010) e pós-graduado na Escola de Artes e Tecnologia da Taipei National University of the Arts (2010).
Yi-Ping Hung é graduado em Engenharia Eletrônica pela National Taiwan University. Tem mestrado e doutorado pela Brown University. Atualmente ele é professor e diretor no Instituto de Pós-graduação em Redes e Multimídia. Também é professor no Departamento de Ciências da Computação e Engenharia da Informação, ambos na National Taiwan University.