Jacob Tonski

Balance From Within

Abstract:
O equilíbrio é algo delicado e, às vezes, nós caímos…Um sofá de 170 anos se equilibra precariamente em um perna, oscilando constantemente em uma reação interna a forças externas. Um mecanismo robótico emite um gemido baixo periódico, mais suave do que a fala, enquanto o sofá luta para se firmar.
Relacionamentos envolvem ações delicadas de equilíbrio. Essa ideia surgiu em um sofá instável, quando eu estava pensando sobre como todas as nossas interações sociais podem se espelhar nessas peças de mobília simples e onipresentes: jantar, conversar, fazer sexo, entrevistas de trabalho e até a morte. É surpreendente que nós montemos um apoio tão sólido para a delicada dança dos relacionamentos, tão propensa a perder o ritmo e cair? Essas ideias de alicerce e fragilidade pareciam tão distintas, mas também inseparáveis, então fiquei interessado em tentar esclarecer isso.
Comecei imaginando se algo ou alguém pode se equilibrar em um ponto rígido, o que foi o ponto de partida técnico da pesquisa. Descobri que embora possível, isso requer uma energia enorme e tem limites definidos além dos quais a recuperação é impossível. Para mim, esse fato esclareceu melhor a metáfora. Assim como na vida, aqui o risco é real, não ilusório. A peça pode cair e se partir em pedaços, que então devem ser juntados, se possível consertados e recompostos. Recuperar o equilíbrio perdido requer ajuda externa.

Biography:
Jacob Tonski é um otimista pragmático cujo trabalho explora o equilíbrio dinâmico através de metáforas cinéticas. Tonski fez mestrado no Departamento de Design | Artes Eletrônicas da UCLA. Estudou ciência da computação na Brown University e foi diretor técnico no Pixar Animation Studios. Em 2010 foi pesquisador no Frank-Ratchye Studio for Creative Inquiry na Carnegie Mellon University. Atualmente é professor-assistente de Estudos sobre Arte e Mídias Interativas na Miami University, Ohio. Suas obras são expostas na China, Brasil, Europa e Estados Unidos.