Jakub Dvorsky

Samorost 1

Abstract:
Fiz Samorost como minha dissertação de graduação. As dissertações em nosso departamento geralmente são filmes curtos animados, com bonecos ou desenhos. Decidi romper com essa tradição e fazer um jogo de computador online. O motivo disso é simples: a possibilidade de envolver o espectador na ação. Minha intenção não foi fazer um jogo de computador comum, mas algo novo e experimental para ser colocado na web. O jogo não é muito difícil e não exige experiência com jogos de computador. Meu objetivo foi fazer um agradável micromundo natural, no qual podemos entrar a qualquer momento e passear por ele. É especialmente dedicado às pessoas que trabalham com computador e podem relaxar por um momento passeando por esse pequeno mundo. A história não é a parte mais importante, como é geralmente nos filmes animados. Para romper a esterilidade do mundo do computador, usei como cenário de meu jogo colagens de fotos de várias coisas naturais. Tirar fotos de diferentes detalhes (raízes, musgos, etc.) na floresta foi minha primeira tarefa. Depois foi cortar, unir e retocar as fotos para criar cenas marcadas por minha fantasia. Então fiz correções de luz e cor. Até esse ponto, trabalhei com o programa Adobe Photoshop. Terminados os fundos, importei para o programa Macromedia Flash, onde fiz as animações, interatividade e acrescentei música e sons feitos especialmente para mim por meu amigo Tomas Dvorak.

Biography:
Jakub Dvorsky: 1978 – nasceu em Brno (Checoslováquia). 1997-2003 – estudou na Academia de Arte, Arquitetura e Design em Praga, no departamento de desenho gráfico e comunicação visual. Desde 2003 trabalha como designer gráfico e animador freelance.