Karina Smigla-Bobinski

KALEJDOSKOP

Abstract:
“KALEJDOSKOP” é um objeto espacial que pode ser usado de muitas maneiras. Ele funciona como uma caixa de luz muito grande e completamente portátil. Sobre sua superfície, tintas vermelha, amarela e azul estão flutuando entre diversas camadas de folha de PVC. Qualquer tipo de pressão – seja feita com um dedo, com os pés ou com o corpo inteiro – desloca e altera as tintas e gera imagens que se mudam permanentemente.

A agitação vívida dos líquidos aparece através de formas e cores. Ambos os fenômenos podem ser moldados pelos usuários à vontade. Quanto às formas, há uma mudança constante entre áreas homogêneas e padrões de bolhas nas mais variadas dimensões e aglomerações devido a um aditivo especial colocado nas tintas. A brincadeira de cores é causada pela iluminação das três camadas de tinta abaixo. Os líquidos estão servindo como filtros, refratando a luz branca dos LEDs dentro da caixa em variações infinitas.

Bio:
Karina Smigla-Bobinski vive e trabalha como artista intermídia freelance em Munique e Berlim. Estudou Arte e Comunicação Visual na Academy of Fine Arts em Cracóvia, Polônia e em Munique, Alemanha, e graduou-se em 2000 com um diploma de mestrado por notável realização artística. Atualmente, ela é Pesquisadora Visitante e Artista em Residência no ZiF Center for Interdisciplinary Research, o Instituto da Bielefeld University para Estudos Avançados.

Smigla-Bobinski trabalha com mídia análoga e digital. Ela produz e colabora com projetos como esculturas cinéticas, instalações interativas, intervenções artísticas que caracterizam a realidade mista e objetos de arte interativos, além de trabalhos com vídeos, performances de teatro físico multimídia e projetos online.

Seu trabalho foi mostrado internacionalmente em 43 países, em cinco continentes, em festivais, galerias e museus. Ela realiza diversas transmissões e palestras e fez várias residências artísticas em muitas universidades e organizações culturais no mundo todo.