Kurt Hentschläger

ZEE

Abstract:
“ZEE” propõe um estado de “tábula rasa”, no qual a estrutura perceptiva das pessoas é recalibrada.
O público entra em um espaço ocupado por uma neblina extremamente densa, de forma que os limites, paredes e o teto permanecem sempre obscuros. A impressão visual central de “ZEE” é a de uma arquitetura psicodélica de pura luz. Essa paisagem luminescente abstrata cerca o visitante de forma aparentemente holográfica, sem tela alguma aparente nem um equipamento de projeção presente. Tal impressão efêmera resulta do fenômeno de interferência das ondas de luz e fica sintetizada no cérebro das pessoas, assim tornando-se mais uma “paisagem mental” do que uma percepção óptica do ambiente ao redor. “O resultado é um ambiente imersivo de luz bruxuleante, no qual o mundo físico ‘real’ torna-se uma sopa primordial de som pulsante, névoa e luzes coloridas… Este é o mundo visto por um clone de robô moribundo no interior de uma paisagem pintada por Turner.” (trecho de um ensaio de Claudia Hart sobre “ZEE”) Uma paisagem-ambiente sonora e mínima se conecta a padrões de interferência e a mudanças de cor, frequência, intensidade e humor.
“ZEE” é quase uma obra calma, em comparação com os trabalhos anteriores de Kurt Hentschläger e da Granular-Synthesis. O público pode circular livremente no espaço do trabalho e a natureza da obra instila um processo quase automático de movimentação lenta. Cordas flexíveis suspensas, entrando e saindo do portão de entrada, delimitam o espaço de “ZEE” e conduzem para dentro e para fora do ambiente.

Biography:
Kurt Hentschläger, artista austríaco baseado em Chicago, cria performances audiovisuais e instalações. A natureza imersiva de seu trabalho reflete sobre a metáfora do sublime e da condição humana. Entre 1992 e 2003, integrou colaborativamente a dupla Granular-Synthesis. Seu vasto currículo de exposições inclui a Bienal de Veneza, o Museu Staedelijk de Amsterdã, o Museu de Artes Aplicadas de Viena, o Museu de Arte Contemporânea de Montreal e o Museu de Arte Nacional da China em Beijing