Lumen: Nacho Cossío & Fernanda Ramos

Homage to B. Franklin

Abstract:
Em 1761, fascinado pelas harpas de cristal, Benjamin Franklin inventou a harmônica de cristal, instrumento que apesar de ter despertado o interesse de grandes nomes como Mozart, Strauss, Beethoven, Donizetti e Goethe, foi mal compreendido e praticamente fadado ao esquecimento.
“Homage to B. Franklin” (“Homenagem a B. Franklin”) é uma instalação sonora interativa. Assim como Franklin, também nos inspiramos nas harpas de cristal, tão populares no século XVIII e que ainda hoje encantam a tantos. Buscamos, a partir dessa referência, realizar um diálogo entre o passado e aquele modo de elaborar a sonoridade a partir de elementos do cotidiano – como simples taças de cristal com água – e o presente, em que utilizamos sintetizadores eletrônicos e interfaces digitais tangíveis para gerar música. Em ambos casos, há algo mágico em poder gerar música sem necessariamente ser um instrumentista, sem fazer uso dos instrumentos clássicos ou convencionais. Em ambos, o som resultante é diferente do que esses instrumentos podem gerar, mas ainda assim, música.
A participação do espectador é fundamental para que esta peça tenha sentido. Não se trata de uma peça de mero caráter contemplativo. Interessa-nos motivar a participação e o diálogo obra-indivíduo e entre indivíduos, já que se trata de uma peça na qual se pode interagir em grupo. Através da interação, pode-se alcançar novas dimensões sonoras. Outro objetivo é ajudar a romper o mito de que os meios tecnológicos possam ser inacessíveis ou de difícil compreensão, e servir de instrumento de aproximação fazendo uso de uma interface já conhecida como as das harpas de cristal.
A partir do movimento das mãos sobre as taças, pode-se definir novos padrões sonoros. Estimulando os sentidos, surgem novas possibilidades criativas, através da experiência individual de cada espectador. Nesse jogo gerado pela representação de algo tão antigo, propomos uma releitura e uma justa homenagem, a Franklin e à sua harmônica.

Biography:
Lumen é um coletivo que realiza projetos em arte eletrônica sediado em Madrid (Espanha). Graças a um background vinculado às artes visuais e à programação audiovisual, Lumen conta com a experiência necessária para o desenvolvimento de projetos de arte interativa. Seus integrantes tiveram seus trabalhos expostos em festivais promovidos por instituições como Goethe-Institute, Medialab-Prado, Matadero Madrid e Ker Thiossane.