Muharrem Yildirim & David Tinapple

Rotary Tumble

Abstract:
Nesta peça, nossa intenção foi criar um objeto digital interativo fisicamente tangível. Concentramos a atenção no ato físico de girar e derrubar um objeto. Ficamos imaginando quais seriam as implicações do computador saber a posição, rotação e velocidade exatas de um objeto giratório. Se o computador estiver ciente da posição e do movimento de sua tela de projeção/objeto em tempo real, o objeto pode ter sua projeção acuradamente mapeada enquanto gira. Propusemo-nos a criar um codificador óptico rotativo DIY (visto no vídeo), constituído por um padrão de tiras pretas e brancas impressas radialmente que têm uma codificação digital do ângulo de rotação. Utilizamos um padrão de 8 bits, que permite uma resolução de 256 pontos por movimento giratório da roda. Esse padrão óptico é lido por uma webcam padrão e interpretado por um software personalizado, o que permite ler a posição da roda sem usar partes móveis. Ao criar a própria roda, usamos um mecanismo de rolamento especial que se move com pouquíssima fricção, permitindo que a roda gire livre e suavemente durante longos períodos de tempo. Por fim, projetamos na roda uma simulação física de objetos simples “caindo” dentro da roda. Quando um objeto colide com outro, nós acionamos o som sintetizado dessa colisão. À primeira vista, o sistema resultante é bastante simples mas, ao interagir com ele e girando a roda, ele ganha vida. A física parece certa e de acordo com o movimento da roda. A gravidade parece genuinamente natural e os sons parecem dar uma certa solidez e ressonância às formas básicas. A peça tende a atrair as pessoas e pode se tornar hipnótica.

Biography:
Muharrem Yildirim é graduado em ciência da computação e busca aumentar a interação entre homem e máquina, em vez de desenvolver sistemas mais complexos que as pessoas não conseguem usar de forma eficaz. Quando projeta interações, seu foco é tornar a tecnologia mais próxima das pessoas. Suas obras levam os usuários a experimentarem novos tipos de interações experimentais e mais naturais. Formado no Departamento de Ciência da Computação de Istambul na Universidade Bilgi de Istambul, Turquia, onde continua seu mestrado em Design de Comunicação Visual. Em paralelo, está fazendo doutorado em Artes e Ciências Eletrônicas na Faculdade de Arte, Mídia e Engenharia da Universidade do Arizona como bolsista da Fulbright. Em 2008, passou seis meses na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e estudou no Centro de Visualização e Interação Avançada (CAVI). David Tinapple é engenheiro e artista, que inventa suas próprias ferramentas para captar e explorar imagens, som, vídeo e interação humana. Ele cria sistemas automatizados que coletam e analisam meios de comunicação, ferramentas de desempenho em tempo real, ambientes de vídeo interativos e dispositivos de captação de imagem. Seus objetivos são mostrar as forças em ação ao nosso redor e em nosso interior, explorar nossas suposições sobre o mundo e revelar surpresas ligadas à vida cotidiana. Fez mestrado em Belas Artes na Universidade Carnegie Mellon e atualmente é professor assistente na Escola de Artes, Mídia e Engenharia da Universidade do Arizona.

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