Rafael Lozano

Vectorial Elevation

Vectorial Elevation

Abstract:
Vectorial Elevation era uma instalação interativa em grande escala que transformou o centro histórico da Cidade do México, esta instalação que usa holofotes de robôticos controlados através da Internet. Os visitantes do website http://www.alzado.net poderiam projetar esculturas de luz efêmeras em cima do Palácio Nacional, da prefeitura, da Catedral e dos Templo astecas . As esculturas, feitas por 18 holofotes de xenônio, localizada ao redor da Praça Zócalo, poderia ser vista de uma distância de 15 quilômetros. Foi feito de forma consecutiva conforme as informações chegavam através da Rede. O website caracteriza uma interface em 3D-java que permitiu aos participantes fazer um desígnio vetorial em cima da cidade e vê-lo virtualmente de qualquer ponto de vista. Quando o servidor do projeto no México recebeu uma submissão, foi numerado e foi criado uma trança. Cada seis segundos os holofotes se orientariam automaticamente e três webcams tirariam fotos para documentar o desígnio de cada participante. Uma página de arquivo foi constituída e cada participante contribuia com comentários, com informação e com fotografias de watermarked do desígnio deles. Uma mensagem de email de notificação foi enviada uma vez que a página de arquivo de rede era acabado. A elevação vetorial recebeu participantes de mais de 50 países e todas as regiões de México. Términais grátis também estavam fixos para cima em bibliotecas públicas e museus do outro lado do país para facilitar acesso. O tamanho monumental de Zócalo faz para a escala humana parece insignificante, uma observação que foi notável por alguns estudiosos mexicanos como um emblema de um rígido, monolítico e homogeneizando ambiente. Holofotes foram asociated com regimes autoritários, em parte devido ao precedente militar de vigilância anti-aerea. Realmente, a própria Internet é o legado de um desejo militar para controle de operações distribuídas. Assegurando que os participantes fossem parte integrante da arte, a elevação Vetorial tentou estabelecer relações criativas novas entre tecnologias de controle, paisagens urbanas ominosas para um público local e distante. Pretendia-se conectar o espaço posto-geográfico da Internet com a realidade urbana específica da cidade mais populosa do mundo.

Biography:
Rafael Lozano-Hemmer. Artista eletrônico mexicano-canadense, trabalha em arquitetura relacional, teatro tecnológico e arte de desempenho. O trabalho dele foi mostrado em vários países, inclusive na ARCO arte feira (Madrid), no Museo Monterrey (México), no des de Musée Artes de Beaux (Montreal), no Festival de arte eMídia européias (Osnabrück), na Universidade de Karlstad (a Suécia), na Galeria de Música (Toronto), Du de Musée Québec (Québec) e SIGGRAPH”93 (Anaheim). Ele esteve como editor convidado da Leonardo Magazine e editor correspondente para Mediamatic Publicando Interativo em Amsterdã. Seus textos foram publicados em Kunstforum (a Alemanha), Bioapparatus (o Canadá), Pesquisa de Desempenho (o REINO UNIDO), Ylem Newsletter (o E.U.A.), Telepolis (a Alemanha), Movimiento Actual (o México), Archis (Países Baixos) e outras publicações de arte e mídia. Ele esteve em vários jurados internacionais e comitês, inclusive o Prix d’Or de Milia para multimedia que publica em Cannes e no ISEA. Participou de muitos seminários e conferências, entre eles,: Sagas (Munich), Festival de Arte Eletrônico holandês (Rotterdam), Arqueie Fundação (Salzburg), Víbora 98 (Lucerne), Imagina 98 (Mônaco), ARCO 93 e 96, de de Residencia Estudiantes, Arte Futura 95, Universidad Complutense (Madrid); Milia 95 e 96 (Cannes); Universidad Politécnica e CAME de Fundación (Valencia); UNAM, UAM, CONACYT, Centro de Artes Nacional e Museu de Antropologia (México DF); de de Tecnológico Monterrey (Monterrey); Universidade de Concordia e Galeria de Oboro (Montreal); Universidade de York e Ontario Faculdade de Arte (Toronto). Ele foi curador do ” Arte Virtual: Doce de de Propuestas Arte Reactivo ” uma exposição de arte eletrônica em uma estação de metrô velha em Madrid. Organizou e moderou a Quinta Conferência Internacional em Cyberspace,5CYBERCONF, em Madrid. Ele é o coordenador da ” Vida X.0 ” arte e competições de uma-vida. Esteve duas vezes como artista residente no Centro de Banff das Artes no Canadá. Seus trabalhos foram premiados como menções honradas para arte interativa ao 1995 e 1998 Prix Ars Electronica e um Nica Dourado em 2000. Ele ganhou o ” Melhor prêmio de Instalação ” Prêmios de Mídia Digitais Interativos em Toronto, recebeu um prêmio de Cyberstar dado por TELEVISÃO WDR alemão e o VR centre GMD em Bonn e foi premiado uma distinção recentemente ao Webby em São Francisco. Sua obras de arquitetura relacional foram apresentadas ao Ars Electronica Festival 97, o 3º Internationale Biennale Filme und Architektur na Áustria e na praça de Zocalo na Cidade do México para as celebrações do Milênio. Seus próximos trabalhos serão apresentados na Bienale de Havana e na Capital Cultural do Festival de Rotterdam na Europa. Ele é formado em química e física, fez faculdade de História da Arte na Universidade de Concordia em Montréal.