Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti

Infinito ao Cubo

Abstract:
Imagine um cubo espelhado de 3 x 3 x 3 metros suspenso a 25 centímetros do chão apoiado numa cruzeta no centro de sua base e em quatro molas, uma em cada canto. Duas das suas faces giram em seu eixo central. Uma bascula e outra pivota. Esta pivotante age também como uma porta de acesso ao seu interior. Espelhado por fora reflete o espaço à sua volta. Espelhado por dentro, ao fechar a porta, provoca reflexões infinitas em todas as direções. As paredes não se tocam, ou seja, o espaço exterior é visível através de linhas de 3 centímetros de espessura por 3 metros de comprimento. Essas linhas são refletidas guardando a cor, a luz e o movimento da cena exterior, que em reflexões múltiplas geram um efeito caleidoscópico.
Imagine estar no centro desse cubo refletido em cada uma de suas seis paredes e por todas as quinas e arestas. Desenhe o espaço infinito utilizando a massa do seu corpo, e através do seu deslocamento no interior do cubo. Construa curvas para cima e para baixo, para a esquerda ou direita inclinando suavemente todo o conjunto rotacionando duas de suas paredes através de um preciso sistema de contrapeso, roldanas e cabos de aço. A arquitetura refletida deslizando sutilmente nas faces externas torna o cubo quase invisível mimetizado pelo entorno. A sensação de um espaço fechado explodir ao infinito faz pensar a dimensionalidade. A compreensão do infinito é possível. Infinito ao cubo é apenas matematicamente impossível.
FILE PAI 2010

Biography:
Rejane Cantoni [www.rejanecantoni.com] é artista e pesquisadora de sistemas de informação. Sua pesquisa focaliza a engenharia dos sistemas de realidade virtual, instalações interativas com dispositivos de aquisição e manipulação de dados em ambientes sensorizados e automação.

Leonardo Crescenti [www.crescenti.com.br] é artista e arquiteto pela FAU/USP (1978). Investiga e desenvolve projetos em várias mídias e suportes e trabalha como fotógrafo e diretor de fotografia. Como diretor, realizou 13 Curta Metragens, obtendo um total de 21 premiações nacionais e 14 internacionais.