Seph Li

Ink Fall

Abstract:
“Ink Fall” é uma instalação interativa que usa técnicas digitais avançadas para trazer à vida pinturas ancestrais da China.
Ela volta 3000 anos, para quando os artistas chineses começaram a pintar Shanshui [cachoeira e montanha] com nanquim. Em contraste com as pinturas a óleo ocidentais, muito precisas e detalhadas, a pintura chinesa estava muito pouco relacionada à precisão e aos detalhes. Ao contrário, o mais importante, enfatizado na pintura de nanquim chinesa, é a atmosfera. A atmosfera fluida da água em movimento.
Mas a representação feita pelo artista ancestral estava limitada às técnicas tradicionais. Uma vez no papel, o nanquim não se movia, portanto o espectador só podia perceber a atmosfera fluida ao usar sua imaginação. Esta instalação, “Ink Fall”, experimenta transformar esse conceito em realidade com o uso de técnicas digitais modernas.
O software usa mais de 4000 traços de tinta e inúmeras partículas para simular o movimento de cachoeiras de nanquim ao compor traços e partículas de tinta em constante movimento. Quando o espectador toca a tela, há uma perturbação no ambiente do software, traços de tinta se quebram ao redor dos dedos do espectador e gotas de tinta explodem. Além disso, sons de corda de koto são acionados a cada toque e se fundem ao movimento infinito das águas de nanquim.

Abstract:
Nascido em Pequim em 1988, Seph Li tem um histórico que mistura tecnologia com design, e seu forte interesse por obras de arte interativas levaram-no ao campo das artes midiáticas. Seph estudou Ciências da Computação e Design de Entretenimento na Universidade de Tsinghua e fez sua pós-graduação na UCLA, em design e artes midiáticas.
Seph vem experimentando com o papel da interação na arte de contação de histórias, usando diferentes formatos, e também vem expandindo seu vocabulário visual e conceitual usando instalações, esculturas, videogames, protótipos de produtos. Ao invés de usar a interação como recurso de apoio, Seph insiste que a interação em si deve ser uma forma independente.
O trabalho de Seph já foi exibido na China, no Japão, nos E.U.A. e na Espanha. Seus trabalhos também receberam diversas notificações nas mídias online, como o Creators Project.