Suguru Goto

netBody:”Augmented Body and Virtual Body II”

Abstract:
Em “netBody: Augmented Body and Virtual Body II”, ligamos o mundo real à realidade online da Second Life no nível físico: os movimentos corporais de uma pessoa no mundo real controlam um avatar na Second Life, enquanto os movimentos de um avatar conduzem os de um ser humano.
Second Life é uma plataforma digital online em 3D criada por seus residentes. Aqui, cada pessoa de corpo e sangue cria uma identidade única – um avatar – para habitar o ambiente da comunidade digital. O contato entre essas realidades é geralmente realizado através de um monitor, teclado e mouse, mas nesta obra todo o corpo participa; desenvolvemos uma tecnologia que torna a comunicação entre as duas realidades física e nos dois sentidos.
Um mecanismo que registra movimentos construído no BodySuit permite que os movimentos de uma pessoa controlem diretamente o comportamento de um avatar em Second Life. No modo inverso, o Powered Suit contém motores que controlam o corpo humano como uma marionete. É uma espécie de robô que se pode vestir, controlado por um avatar. Com essa tecnologia, a geografia, localização e espaço não impedem mais a interação física entre corpos.
Um avatar do Second Life torna-se um veículo para a ligação física do indivíduo com a sociedade. Isso poderá tornar possível que pessoas do mundo todo com o hardware correto compartilhem os corpos de outras pela Internet. Nós jogamos com nossa percepção do corpo de um indivíduo como sua identidade.

Biography:
Suguru Goto é um compositor/performer, inventor e artista multimídia. Ele é considerado um dos mais inovadores e a sensação de uma nova geração de artistas japoneses, e está altamente ligado à experimentação técnica no campo artístico e à extensão das potencialidades da relação homem-máquina.
Em suas obras, as novas tecnologias se misturam em instalações interativas e performances experimentais; foi ele quem inventou os chamados instrumentos de música virtuais, capazes de criar uma interface para a comunicação entre movimentos humanos e o computador, onde som e imagem de vídeo são controlados por instrumentos musicais virtuais em tempo real através de computadores. Ultimamente ele tem criado os robôs que executam instrumentos acústicos, e está gradualmente construindo uma orquestra de robôs.