SWAMP: Matt Kenyon

Supermajor

Abstract:
Tudo o que sobe tem de descer. Mais que uma verdade científica, essas palavras são uma generalização comum. Essa noção pode ser aplicada a diversas coisas – desde uma bola lançada no ar a um mercado de ações que não pode se manter sempre em alta. Todas as coisas boas chegam ao fim. Certo? As estruturas perceptivas do cérebro humano permitem que os indivíduos vejam o mundo ao seu redor como estável, embora as informações sensoriais possam estar incompletas e variar rapidamente. Algumas dessas estruturas perceptivas são altamente suscetíveis à manipulação. Ver não é acreditar. Especialmente quando o índice de revigoramento da nossa realidade esconde a verdade sobre nossa fé nos macabros combustíveis fósseis. Ao nosso redor, as pessoas simultaneamente esperam e temem que nossa abundância material nunca termine.
Na galeria há uma prateleira de metal com latas velhas de óleo. Uma delas tem uma fissura visível pela qual o óleo escorre lentamente cascateando sobre o pedestal e o chão da galeria. O fato é, que após examinar de perto, vemos que o óleo não está escorrendo para fora da lata, mas sim fluindo lentamente, gota por gota, de volta à lata. Às vezes, as gotas de óleo parecem pairar em pleno ar. Em outros momentos, estão se movimentando lentamente ao contrário no pedestal.

Biography:
Matt Kenyon é um artista e educador focado em temas cruciais ligados aos efeitos de operações corporativas globais, mídia e comunicação de massa, complexos militares e industriais, e meditações gerais sobre a área que delimita a vida orgânica e a vida artificial.
O SWAMP (Grupo de Estudos sobre Atmosfera Laboral e Produção em Massa) foi fundado pelos artistas Douglas Easterly e Matt Kenyon, que atuaram juntos entre 1999 e 2012. Atualmente Kenyon dirige o SWAMP sozinho, além de ser professor assistente na Faculdade de Arte e Design na Universidade de Michigan nos EUA.