Wilson Sukorski

EvEnTo 3 Movimentos para Orquestra

EvEnTo 3 Movimentos para Orquestra

Abstract:
A Orqestra de Laptops de São Paulo é formada por dez hiper instrumentistas que “tocam” laptops equipados com a mais alta tecnologia disponível, tanto em interfaces quanto em software. Esta orquestra gera um espetáculo multimídia intitulado “EvEnTo 3 Movimentos para Orquestra”, de autoria de Wilson Sukorski. Devoradoras de sonoridades as mais diversas, as pequenas máquinas digitais – laptops e agregados – são em si mesmas microusinas ou “orchestras in a box”, e, através de vários tipos de softwares e interfaces da mais alta tecnologia, transformam / transmutam em hiper instrumentista seu piloto-músico-produtor-em-tempo-real. Esta é a essência do processo criativo da OLSP. Liberdade e coletividade. A OLSP é também uma homenagem póstuma à finada orquestra sinfônica tradicional e uma ruptura – do tipo pontapé no traseiro – com a indigência cultural das bandas de rock e outros grupelhos assemelhados do pop comercial pré-download – e ao mesmo tempo um convite aberto e participativo a que DJs, produtores e outros profissionais solitários busquem por gregarismo – esta qualidade tão musical. Repertório 1º Movimento: Half and idiot (13’33) – Noise music para dez laptops e videoprojeções. Uma extensa gama de materiais vocais totalmente transmutados em direção a um súbito momento de suspensão – uma singularidade onde algo inexplicável acontece, e que não vamos perder tempo aqui tentando explicá-lo…. 2º Movimento: Celestium para MG (12’01) – Para dez laptops, três performers femininas, videoprojeções. Partitura temporal para livre improvisação, baseada em proporções sugeridas em biomath por Matila Ghyka (1946), o corpo humano em evidência, em proporções aqui transformadas em tempo, em performance e imagens transformadas. 3º Movimento: Banquete Elétrico (14’07) – Lounge em ritmos exóticos sobre essências e outras relações olfativas e suas reverberações no universo auditivo. Para “chef” ou “perfumista”, explorando odores e outras características. Todas as composições são de autoria de Wilson Sukorski – Ed. Demolições Musicais. Bio Wilson Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio/vídeo/cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. Trabalha intensamente em várias atividades musicais no Brasil. Compõe para cinema, vídeos experimentais, instalações de áudio-arte, eventos de “Arte e Loucura”, além de projetos especiais – como Amazing Amazon (1998/99), composição com algoritmos genéticos, ou os sistemas de composição automática Música Pessoal (87) e Música Fractal (89), passando por eventos de mídia como PTYX (84) ou O Médium das Mídias (86) ou tocando ao vivo para o filme mudo de 1929 São Paulo A Symphonia da Metrópole (96). Realizou entre 2000 e 2002 pesquisas de criação de conteúdos num ambiente computacional “high end”, usando o programa de síntese por software CSound, atores virtuais, música eletrônica e performance ao vivo na Leibniz An Electronic Opera – inspirada na vida e obra do filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz. Projeto desenvolvido em conjunto com o prof. Dr. Ruggero Ruschioni, através do Grupo de Mídias Eletrônicas, Divisão de Sistemas Digitais do LSI, Escola Politécnica da USP – MRL Media Research Lab da New York University e Instituto Itaú Cultural. Atualmente realiza pesquisas para o desenvolvimento da ópera PRNY – Projeto para uma Revolução em New York – Prêmio PAC / ICMS de Música 07, com texto de Alain Robbe Grillet, sobre uma estranha revolução na capital do capital; pesquisas relacionadas à harmonia espectral, Max, instrumentos virtuais, instalações sonoras, entre vários outros interesses. Mais informação: www.sukorski.com Rider Técnico Mesa mixer 24 canais digital e 8 submasters amplificação quadrafônica (4 caixas nos cantos da sala) 2 subwooffers 20 direct boxes (para os laptops) ou multicabo e mesa com entradas 1 microfone para voz (headset sem fio) Luz / Vídeo / Material 2 projetores de video com entrada para Mac focos de luz para todos (10 pinos elipsoidais) 3 focos elipsoidais com contra e frontal (para as performers) 1 quadrado central para o performer 10 pequenas mesas individuais (muito bonitas).

Biography:
Wilson Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio/vídeo/cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. – Trabalha intensamente em várias atividades musicais no Brasil. Compõe para cinema, vídeos experimentais, instalações de áudio arte, eventos de ‘Arte e Loucura’; além de projetos especiais – como ‘ Amazing Amazon ‘ (98/9) composição com algorítmos genéticos) ou os sistemas de composição automática ‘ Música Pessoal ‘ (87) e ‘Música Fractal’ (89). Passando por eventos de mídia como ‘ PTYX ‘ (84) ou ‘ O Médium das Mídias ‘ (86) ou tocando ao vivo para o filme mudo de 1929 ‘ São Paulo A Symphonia da Metrópole ‘ (96). – Realizou entre 2000 e 2002 pesquisas de criação de conteúdos num ambiente computacional ‘high end’, usando o programa de síntese por software CSound, atores virtuais, música eletrônica e performance ao vivo na “Leibniz An Electronic Opera”- inspirada na vida e obra do filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz . Projeto desenvolvido em conjunto com o Prof. Dr. Ruggero Ruschioni, através do Grupo de Mídias Eletrônicas, Divisão de Sistemas Digitais do LSI, Escola Politécnica da USP – MRL Media Research Lab da NYU – New York University e Instituto Itaú Cultural. Atualmente realiza pesquisas para o desenvolvimento da ópera “PRNY – Projeto para uma Revolução em New York “- Prêmio PAC / ICMS de Música 07- com texto de Alain Robbe Grillet, sobre uma estranha revolução na capital do capital; pesquisas relacionadas à harmonia espectral, Max, instrumentos virtuais, instalações sonoras, entre vários outros interesses.