FILE SÃO PAULO 2009

FILE São Paulo 2009

FILE 10 NURBS PROTO 4KT é o título da exposição do FILE 09 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – que acontece, este ano no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. A programação ocupa a Galeria de Arte, o Teatro e o Mezanino do Centro Cultural, na Av. Paulista, que recebem a exposição, performances, palestras e workshops. A entrada é gratuita.

Este ano temos a honra de apresentar: FILE 10, dez anos de FILE, dez anos de eventos realizados na cidade de São Paulo, dez anos de discussão sobre arte e tecnologia no Brasil.

NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) é uma técnica da computação gráfica desenvolvida no século XX para representar superfícies lisas, que, de acordo com Lev Manovich, autor do texto de abertura do
Catálogo do FILE 09, pode tornar-se juntamente com outros recursos da computação gráfica uma nova ferramenta para a teoria cultural do século XXI. Lev Manovich participará do FILE Symposium e do FILE LABO Workshop.

PROTO de “Protomembrana”, título da performance do artista catalão Marcel.lí Antúnez Roca, que acontece na abertura e na primeira semana do evento como parte da programação do Hipersônica Performance, no Teatro Popular do SESI.

4KT, a primeira transmissão transcontinental em alta definição de um longa-metragem: “Enquanto a Noite Não Chega”, do cineasta brasileiro Beto Souza, entre as cidades de São Paulo (Brasil), San Diego (Estados Unidos) e Yokohama (Japão).

A 10ª edição do FILE, o maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina e um dos maiores acontecimentos nesta área, mostra uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Participam desta 10ª edição cerca de 300 artistas – entre grupos, coletivos e trabalhos individuais – de mais de 30 nacionalidades, com produções em várias áreas da cultura digital.