Daniela Arrais & Luiza Voll

Invente um sorriso

Abstract:
A instalação “Invente um Sorriso” surge a partir do Instamission, um projeto de fotografia colaborativa usando o aplicativo Instagram, feito para iPhone. Desde o início de 2011, já foram lançadas 21 missões, que mobilizam a comunidade de usuários do aplicativo em torno de temas como uma música, um objeto que conte história, um beijo, entre outros.
Até então, este arquivo fotográfico, que já conta com mais de 5 mil imagens, permanecia restrito ao Instagram e à fanpage do projeto (www.facebook.com/instamission). O File 2011 é a primeira oportunidade de disseminação destas participações na cidade de São Paulo.
Transposto para a rua, o Instamission se transforma em uma cabine onde qualquer pessoa é convidada a inventar um sorriso. Não aquele sorriso congelado, das tradicionais cabines de foto 3×4, mas um sorriso espontâneo, talvez engraçado, talvez ainda constrangido, talvez posado. De qualquer maneira, feito livremente na situação de privacidade do miniestúdio fotográfico.
Capturados os retratos, chega a hora de publicizar o mosaico de personagens e experimentos que o projeto reunir. O que até então mantinha-se restrito à comunidade virtual ou ao interior da cabine ganha uma vitrine da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, em loops de imagens exibidas continuamente em monitores.
O simples desejo de retratar sorrisos termina por criar um interessante espelho em que, por um lado, o retratado inventa a si próprio. Por outro, o público passante pode encontrar essas diversas pessoas que decidem inventar um sorriso, admirá-las e decidir que também quer fazer parte deste movimento.

FILE PAI 2011

Biography:
Daniela Arrais e Luiza Voll são sócias da Contente, uma empresa de projetos especiais para a internet (www.contente.vc).

Daniela Arrais, recifense, 28 anos, é jornalista e mantém o Don’t Touch My Moleskine (www.donttouchmymoleskine.com). Atualmente, trabalha na Folha de S.Paulo. Já passou pelas redações da revista Joyce Pascowitch, do portal Oba Oba, do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco. É colaboradora de revistas como Criativa, Galileu e Continente Multicultural.

Luiza Voll, mineira, 28 anos, é publicitária e designer de interação. Vive em São Paulo após ter morado um ano em Barcelona, onde se especializou em design de interação pelo Programa Vostok. Atuou em agências publicitárias e consultorias de design de interação em Belo Horizonte, São Paulo e Barcelona, tendo trabalhado para clientes como Google, HP, Unilever, Natura, UOL, Adjuntament de Barcelona, La Caixa, Ikea, C&A, Red Bull, Pepsi, entre outros.