Lala Deheinzelin

Fale com o futuro: crie futuros desejáveis

Abstract:
“O futuro é fruto dos sonhos do passado e escolhas do presente”- Lala Deheinzelin
Olhando o futuro do passado fica claro o quanto o presente foi antes sonhado. Desde o final do século XIX, mas principalmente entre os anos 20 e 40, existem imagens de muito daquilo que hoje é nosso cotidiano: telecomunicações, tecnologias digitais, predomínio do caro, cidades em escala inumana, etc, etc, etc.
Hoje as imagens de futuro da grande mídia são tenebrosas, tristes, belicosas. É preciso sonhar e semear imagens e idéias de futuros desejáveis que possam inspirar inovação e orientar escolhas. A inovação profunda vem quando nos descolamos do presente, saindo do campo do possível, plausível e vamos para o campo do criativo, do desejável, do sonho.
Para isso foi criado em 2008 o movimento iberoamericano Crie Futuros, que desenvolve metodologias e plataformas digitais para facilitar a criação de futuros desejáveis. Uma delas é a www.wikifuturos.com, uma enciclopédia multimídia de futuros desejáveis, que já tem um importante acervo de futuros criados em vários países.
Se tudo fosse possível, como você gostaria que as coisas fossem? Vamos sonhar o futuro da nossa cidade e suas ruas? Futuro desejável de nossas relações, governos, aprendizagens, diversão, profissões… Nesta obra convidamos os participantes a falar com o futuro: desenhar ou escrever manualmente suas idéias de futuro desejável e depois gravar seu depoimento narrando o que criaram. A tecnologia utilizada (Livescribe/ Smarten) permite que se possa tocar em pontos do desenho e ouvir o que significam e permite o upload do que foi criado, como arquivo digital, para poder ser acessível a todos e gerar um acervo colaborativo na Wikifuturos.
FILE PAI 2010

Biography:
Lala Deheinzelin é uma artista multimídia que hoje é especialista internacional em economia criativa, sustentabilidade e futuros, assessorando governos, instituições de fomento e organismos multilaterais. Está ligada a questões de futuro desde os anos 90 e criou e coordena
Crie Futuros que tem o objetivo de semear visões de futuro positivas, engajar pessoas de todas as idades em sonhar o novo e participar na criação do mundo que desejam.