NaJa & deOstos (Ricardo de Ostos, Nannette Jackowski, Manuel Jimenez, Thomas Sicouri)

Ectoplasmatic Housing

Abstract:
“Habitação Ectoplásmica” é uma especulação sobre como as casas podem mediar a predominância da era do “infocalipse”. Ela cultiva dados como elementos domésticos que crescem, florescem, morrem e assombram. A instalação é uma experiência arquitetônica de espaço físico e digital através do uso de design interativo e realidade aumentada. Ela opera como um meio que liga o público visitante a sua pegada invisível no espaço. Estendendo a construção física, uma camada de informação de realidade aumentada flutua no espaço e interage com os usuários. Através do uso de sensores, a presença das pessoas altera o espaço digital, gerando um loop de feedback entre o físico e o digital.
Nesse cenário, a arquitetura é menos um abrigo histórico e depósito de lixo contemporâneo de interface social digital fantasmagórica do que um kit interface para sobrevivência na era do “infocalipse”.

FILE PAI 2011

Biography:
NaJa & deOstos é um estúdio de arquitetura baseado em Londres que explora as relações simbióticas entre padrões culturais emergentes e narrativas arquitetônicas. Com um forte enfoque de design baseado em pesquisa, Nannette Jackowski e Ricardo de Ostos procuram gerar um ambiente de aventura (e às vezes excitantemente perigoso) mas benéfico, construído através da especulação crítica e desafiadora. Web: www.naja-deostos.com