Vanderlei Lucentini

Omnibusonia Paulista

Abstract:
Omnibus, no substantivo significa paratodos, ônibus. No adjetivo significa aquilo que proporciona muitas coisas simultaneamente, ou que contém ou inclui muitos itens. Um ônibus que fará soar em consonancia com o seu deslocamento geográfica uma gama de sons e camadas sonoras que poderão, ou não, ser acionados simultaneamente.
“Omnibusonia Paulista” é centrado em um sistema que adquire os dados sonoros enviados pelo GPS via USB na formatação NMEA-0183 e os converte e processa no software Processing acionando as faixas de audio de acordo com a posição do ônibus em relação a vetores de cordenadas pré-estabelecidas.
O ônibus sônica se deslocará pela Avenida Paulista contendo uma base sonora contínua, que dialogará com as inserções arquitetônicas do percurso. Essas inserções são casarões, prédios residencias e comerciais, e possíveis construções que existirão. Nesses pontos as inserções sonoras incluirão a memória imaterial neles contidos. As pessoas, artistas e celebridades que habitaram, que habitam ou que habitarão. Haverá onze pontos de cada lado da avenida, totalizando Vinte e dois pontos no total.
O trabalho pretende ser uma obra em execução contínua, uma máquina de movimento perpétuo. Cada viagem será uma nova versão do trabalho, que nunca será igual, porque sempre haverá variações musicais aleatórias para cada um dos pontos pré-estabelecidos. O ônibus sairá do início da Avenida na Praça Oswaldo Cruz e teremos os seguintes pontos (lado par): Hospital Santa Catarina, Residência Manuel de Azevedo Marques, Boate Oba-Oba, Edificio Nações Unidas, TV Gazeta/Residência Van Bullow/Ed. Paulicéia, Residência Francisco Matarazzo, Villa Virginia Matarazzo/Banco Real, Edifício Dumont Adams (abandonado)/MASP, Edifício Grande Avenida, Colégio, Capela e Escola de Cinema São Luiz. (Lado ímpar): Casa das Rosas, Colégio Rodrigues Alves, Edificio Copersucar, Instituto Pasteur/Olliveti/antigo consulado do Japão, Club Homs/Maison Dener/ Edifício e Casarão Numa de Oliveira/Radio Jovem Pan, Citibank, FIESP/ residência Nagib Salem, Trianon, Baronesa de Arari e Conjunto Nacional.
FILE PAI 2010

Biography:
Vanderlei Lucentini trabalha com música eletrônica desde o início dos anos 80. Devido ao seu enfoque multimídia, seus trabalhos foram difundidos através de concertos no Brasil, instalações, peças teatrais, coreografias, filmes, poesias, concertos multimídia, trilhas ambientais e performance art. Fez a curadoria de música eletrônica erudita do Festival Hipersônica 2005 e também foi curador do mês de setembro de 2005 do projeto Intervalos Musicais do CCBB-SP. Nos Estados Unidos, participou dos concertos promovidos pela SEAMUS, Electroacoustic Music Concert com compositores do Dartmouth College e Universidade de Montreal e concertos universitários de música eletrônica. Além do seu trabalho solo, tem atuado em parceria com diversos artistas representativos da cena contemporânea.