Daan Brinkmann & Hugues Bruyère

Waves

Abstract:
Waves é uma instalação audiovisual que convida o público a explorar a natureza das ondas sonoras de uma maneira divertida. Seu objetivo é criar uma interface visual tangível que ofereça uma compreensão profunda, porém acessível, sobre os princípios fundamentais da síntese sonora. Uma mesa interativa com duas superfícies de múltiplos toques nas extremidades funciona como uma plataforma para os participantes fazerem conexões entre si. Sempre que os participantes tocam a superfície, há uma nova conexão e uma onda é desenhada entre eles. De forma semelhante a um instrumento musical, o comportamento desta onda pode ser modulado pela expressão física de seus jogadores. No entanto, Waves dá mais ênfase a estímulos visuais. A síntese de sons eletrônicos muitas vezes é considerada como um processo intelectual abstrato. A modulação de propriedades elementares de formas de onda — como frequência, harmonia e interferência — pode resultar rapidamente em fenômenos complexos, melhor compreendidos pela análise científica. Waves tenta tornar esses processos mais claros e inteligíveis através da visualização interativa. Por exemplo, na ação de atirar uma pedra em um lago, a experiência visual dá um entendimento sobretudo intuitivo sobre ‘o que está acontecendo’. Esse processo de entendimento intuitivo é a chave do nosso modelo de interação: Waves ultrapassa a explicação racional técnica dos fenômenos das ondas, pois enfoca sua experiência audiovisual.

Biography:
Hugues Bruyère é um híbrido de designer, programador e tecnólogo criativo. Estudou eletrônica e computação na França e graduou-se como bacharel em belas artes em artes computadorizadas na Concordia University de Montréal, Canadá. Metódico e brincalhão, suas pesquisas sobre arte e tecnologia o impulsionam a criar projetos de arte eletrônica sobre as interações entre humanos e computadores. Foi assistente de pesquisa em vários laboratórios do Hexagram Institute for Research/Creation in Media Arts and Technologies. Seu projeto/pesquisa ‘Performative Surface: double sided interaction’ foi apresentado no ACM 2007, no Dorkbot-Montréal, no File Rio 2009 e no File 10 Nurbs Proto 4KT. Colaborou também no AirXY, um projeto exibido na Bienal de Veneza. Atualmente trabalha de forma independente em Montreal.

Daan Brinkmann é um expoente holandês da arte eletrônica, que cria instalações autônomas ou interativas. Suas obras interativas sempre se baseiam no potencial expressivo do corpo do espectador. Além de os elementos empíricos de tais trabalhos serem a própria obra de arte, muitas vezes eles são usados como meios para alcançar um novo tipo de experiência social. Em contraponto a esta abordagem, suas instalações autônomas procuram ser explorações em profundidade, nas quais a percepção da luz, do som, do espaço e do tempo se sujeita a si mesma. Em 2006, sua obra ganhou o Prêmio René Coelho do Instituto Holandês para Artes Eletrônicas.