Ernesto Klar

Luzes Relacionais

Abstract:
“Luzes Relacionais” (Relational Lights) é uma instalação interativa audiovisual que explora a relação das pessoas com o caráter orgânico-expressivo do “espaço”. A instalação usa luz, som, neblina e um sistema de software customizado para criar um espaço-luz tridimensional de morphing (metamorfose), em que os espectadores participam ativamente, manipulando-o com sua presença e seus movimentos. “Luzes Relacionais” é uma homenagem à obra e à pesquisa estética da artista brasileira Lygia Clark.
A obra funciona como um organismo vivo, com ou sem a presença e a interação dos espectadores. Quando os espectadores saem da área de rastreamento ativo, o sistema começa seu próprio diálogo com o espaço através de extrusão e transformação de sequências de formas geométricas luminosas. Quando os espectadores penetram e interagem com o espaço-luz projetado, uma expressão coletiva e participativa do espaço se desdobra. “Luzes Relacionais” amplia o tecido tridimensional do espaço, tornando-o visível, audível e tangível aos participantes. A experiência estética resultante incentiva entre os participantes um processo relacional infinito de moldar o espaço.
“Luzes Relacionais” é um projeto patrocinado pela Fundação para as Artes de Nova York. Este projeto foi parcialmente viabilizado por verbas do Conselho de Artes do Estado de Nova York. Um apoio adicional foi fornecido pelas generosas doações da Fundação Greenwall e do programa de Verbas de Conclusão de Centro Experimental de Televisão. Este último é patrocinado pelo Programa de Cinema e Mídia Eletrônica do Conselho de Artes do Estado de Nova York.

Assistente de programação: Joon Y. Moon
Assistente de produção: Josef Bull, Ryan Hale
Fotografia: Mario Ladera
Agradecimentos: Katharina Rosenberger, Flavio Gaete, Giampaolo Klar, Elizabeth Klar, Mark Stafford, Anton Marini, Tom Swirly, Bettina Johae

Biography:
Ernesto Klar é um artista de novas mídias e educador baseado na cidade de Nova York. Seus trabalhos artísticos exploram o potencial poético de revelar e transformar o imperceptível. As obras de Klar foram apresentadas em Eyebeam, Pulse Art Fair NY, ICA em Boston, SHARE Festival em Turin e Artificial Light Art Museum em Eindhoven (Holanda), entre outros. Klar tem mestrado da Parsons The New School For Design e Berklee College of Music. Atualmente é professor na Parsons The New School For Design em Nova York.