Guto Nóbrega

Breathing

Abstract:
“Breathing” trata-se de uma criatura híbrida com base na comunicação entre um organismo natural (planta) e um sistema artificial. Na base deste sistema encontra-se uma planta Jibóia (Epipremnum pinnatum) cujos sinais eletrofisiológicos são monitorados por um dispositivo analógico-digital de maneira a controlar uma interface robótica composta de estrutura mecânica, fibra ótica e leds (light-emitting diodes). O dispositivo que monitora a planta é composto por um medidor de resistência galvânica (Galvanic Skin Response), adaptado de forma a medir variações de resistência elétrica na superfície de folhas vegetais, associado a um microcontrolador do tipo “arduino”.

Biography:
Guto Nóbrega é Doutor pela School of Art and Media, University of Plymouth – UK (2009), onde desenvolveu uma pesquisa de 4 anos com bolsa CAPES sob orientação do Prof. Roy Ascott. Durante este período, integrou o grupo internacional Planetary Collegium para pesquisa transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza. Seus textos tem sido largamente publicados em revistas e livros.
Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde leciona desde 1995.