Myrto Karanika & Jeremy Keenan

Strings

Abstract:
“Strings” é uma instalação imersiva que lida com questões em todos os campos das artes manuais, tecnologias têxteis, arte sônica e design reagente. Ela investiga relações bidirecionais em ambientes cotidianos, enfocando as relações entre espaço, textura e expressão corporal, tentando explorá-las através de uma combinação de tecnologias brandas inovadoras e práticas artísticas tradicionais, como tecelagem, estamparia e bordado. A obra de arte se concentra no desenvolvimento de um sistema têxtil que permite às pessoas experimentar um ambiente físico imersivo, usando analogias da pele e do sistema nervoso humanos. Mais especificamente, o sistema somato-sensorial (pele, sistema nervoso, cérebro) é examinado no contexto de uma obra de arte reagente, e é traduzido em um sistema de desenho (qualidades táteis, estrutura têxtil, programação). A interface física é construída com micro-tule de algodão e vários fios condutores ligados a um microcontrolador Arduino, e é sobreposta por uma organza de seda translúcida que foi estampada digitalmente e bordada a mão com diversos pontos e materiais. Isto resulta em uma superfície altamente tátil e texturada, com os fios condutores atuando como nervos e a organza processada atuando como pele. Dessa maneira, Strings simula um organismo têxtil vivo que reage ao envolvimento corporal das pessoas de uma maneira tangível e tátil. Os envolvimentos gestuais das pessoas com o têxtil, interpretados como uma série de cortes transversais do fio condutor, são passados ao software de Strings para gerar som de acordo com os gestos realizados. Conforme o têxtil é tocado, acariciado e pressionado, Strings codifica esses gestos em diferentes escalas espaciais e temporais, continuamente gerando uma saída sonora que varia de explosões curtas em staccato a campos sonoros amplos e harmônicos baseados na interação das pessoas.

Biography:
A prática de Myrto como arquiteto e artista transgride os limites da arte, desenho espacial, desenho reagente e e-têxteis, explorando conceitos de espacialidade, narrativa, tatilidade e envolvimento corporal.
A prática de Jeremy envolve a produção independente de música em contextos ao vivo e gravados, usando métodos de sampling ao vivo, eletrônica instrumental, mídia fixa e performance interativa. Seu trabalho foi exposto em vários festivais e eventos em todo o mundo.