Rachel Zuanon & Geraldo Lima

BioBodyGame

Abstract:
“BioBodyGame” consiste em um computador vestível que permite ao usuário jogar games utilizando seus sinais neurofisiológicos. Constitui-se em uma interface wireless para interação biométrica com games embarcados no sistema, na qual tanto os games quanto o vestível reagem à emoção do usuário no momento da sua interação. A jogabilidade torna-se facilitada ou dificultada a partir do estado emocional do usuário, bem como o vestível interpreta as emoções do usuário e reage a elas alterando sua cor (frente/costas) e aplicando vibrações (costas). Um usuário extremamente tranqüilo, extremamente atento e extremamente concentrado terá sua jogabilidade extremamente facilitada e seu “BioBodyGame” reagirá apresentando-se na cor azul. Já um usuário tranqüilo, atento e concentrado terá sua jogabilidade facilitada, enquanto seu “BioBodyGame” assumirá a cor verde. Um usuário tenso, desconcentrado ou nervoso terá sua jogabilidade dificultada e seu “BioBodyGame” reagirá tornando-se amarelo e aplicando uma leve vibração em suas costas. Já um usuário muito tenso, muito desconcentrado ou muito nervoso terá sua jogabilidade altamente dificultada e seu “BioBodyGame” reagirá tornando-se vermelho e disparando uma vibração intensa em suas costas. Sensores incorporados ao vestível mapeiam os sinais neurofisiológicos do interator. Dois sensores de resposta eletrodérmica analisam o perfil psico-fisiológico do usuário, a partir da leitura dos seguintes parâmetros biométricos: controle de ansiedade; variabilidade emocional e reposta emocional. E um sensor cardíaco analisa o fluxo sanguíneo; o oxigênio funcional; a freqüência cardíaca e a atividade simpática e parassimpática deste usuário. O design do “BioBodyGame” é ajustável a diferentes biotipos, diminuindo e expandindo em função do corpo do usuário. E apresenta como principal desafio ser ergonômico, uma vez que todo e qualquer desconforto pode provocar alterações nos sinais neurofisiológicos, comprometendo a fidelidade das informações biométricas adquiridas.

Biography:
Rachel Zuanon – Artista midiática e designer. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica(PUC-SP). Bacharel em Artes Visuais(UNESP-SP). Pesquisadora e docente do Mestrado em Design(UAM). Atuou como Coordenadora do Design Digital e da Pós-Graduação em Design de Hipermídia, ambos da UAM, e como docente do Departamento de Linguagens do Corpo(PUC-SP). Geraldo Lima – Designer de moda e figurino. Mestre em Design(UAM). Especialista em Moda, Arte e Cultura(UAM). Graduado em Desenho Industrial(UEMG).

Geraldo Lima é designer de moda e figurino, graduado em Desenho Industrial pela UEMG. É pós graduado em moda, com especialização em Arte e Cultura e mestre em Design, ambos pela UAM, além disto, é professor e pesquisador pela mesma instituição. Está ligado, também, às artes cênicas com a criação de figurinos e trabalha com a relação entre moda arte e tecnologia com o desenvolvimento dos projetos NeuroBodyGame e BioBodyGame em parceria com Rachel Zuanon. Em 2002 fez um estudo a respeito da relação entre as pessoas com deficiência visual e a moda, que em Abril de 2003 resultou no lançamento da coleção Olhar, Olhares pela marca Urânio, com implantação de etiquetas em Braille, com indicação de cores nas peças de roupa.