FILE 2013 – Instalação

Espadaysantacruz studio – Interactive Chalk Cars

Abstract:
“Interactive Chalk Cars” é um videogame baseado em uma instalação. Um circuito de giz é escaneado constantemente por um sistema de visão computacional. O computador faz uma cópia virtual do circuito e o projeta de volta no mundo físico usando técnicas de mapeamento de projeção. Os usuários podem jogar um game parecido com o Scalextric, no qual carros virtuais interagem com um circuito real. Carros projetados podem se chocar ou ser afetados pelas trilhas de giz. A instalação usa a biblioteca de visão computacional OpenCV e a biblioteca de física Box2D, junto com openFrameworks e MadMapper.
O videogame é inspirado em jogos de corridas tradicionais que usam carros feitos com tampinhas de garrafa. O projeto visa se apropriar de objetos e da dinâmica de jogos de playground para criar novas experiências digitais. Jogos de playground têm algumas características interessantes que podem inspirar novas maneiras de criar videogames e instalações interativas mais envolventes. As características cruciais de jogos como o “Interactive Chalk Cars” são sua adaptabilidade a diferentes ambientes e a geração orgânica de regras e modelos de jogo.

Biography:
Baseado em Madri desde 2008, Espadaysantacruz Studio é um coletivo de criação e administração de projetos visuais e interativos. Nosso objetivo é desenvolver práticas artísticas associadas a novas tecnologias para softwares interativos, instalações multimídia, projetos de mapeamento, realidade ampliada e visualização de dados.
O estúdio é dirigido por três profissionais das áreas de audiovisual, novas mídias, fotografia, administração cultural, educação artística e tecnologia.