FILE SP 2014 – INSTALAÇÃO

Canda? ?i?man – SYN-Phon

Abstract:
As tentativas de Canda? em combinar diversas formas não necessariamente implicam em simplesmente um insight pioneiro, mas sim no uso das possibilidades infinitas na associação do conhecido com o desconhecido. Através do desconhecido, criamos um novo modo de pensar que tenta substituir e dar espaço para uma nova ferramenta de autoexpressão. Conclusivamente, a notação gráfica dá a oportunidade de se criar uma linguagem pessoal que mantém sua base na sensação do visual e do sonoro em paralelo.
A fonação, de acordo com Canda?, é a presença da linguagem sonora em “SYN-Phon”, onde a estrutura é sustentada pela própria síntese. A música, em suas infinitas formas, estende-se para explorar uma linguagem humana comunicativa, assim, fazendo com que a ideia conceitual tenha uma importância muito mais significante do que a própria ferramenta. Para Canda?, a presença da música em espaços negativos carregados positivamente é um elemento chave para a substituição do desconhecido buscando ser expressado. Com a realização de “SYN-Phon”, o limite do músico é atravessado, atingindo o nível de um compositor livremente infligido. L?rinc e Mátyás, fazendo as entradas musicais, no trompete e no violoncelo respectivamente, atingem a livre expressão legitimamente com os impulsos na linha de criação de uma nova linguagem.
“SYN-Phon” demonstra uma articulação com base nas descobertas coletivas pessoais de Canda? em Budapeste durante o mês de junho. Buda e Peste, em suas localidades geográficas separadas, possuem naturezas quintessenciais diferentes, além do relato de enchentes recentes em Duna, ela se destina a atingir o público como uma linguagem expressiva sensual. Ela inclui sons, criados e coletados em Budapeste, gravados pelo próprio Canda?. Toda a notação gráfica está disponível em formato impresso para ser parte da assimilação introdutória.
Notação gráfica e composição por Canda? ?i?man.
Barabás L?rinc: Trompete
Ölveti Mátyás: Violoncelo
Canda? ?i?man: Eletrônicos e objetos

Biography:
Canda? ?i?man (1985, ?zmir) estudou arte na ?zmir Anadolu High School for Fine Arts e formou-se na Animations Department of Eski?ehir Anadolu University em 2009. Passou um ano de sua faculdade recebendo treinamento de design multimídia na Holanda (2006-2007). Com Deniz Kader, em 2011, fundou o “NOHlab”, um projeto que gera projetos coletivos de arte e design. Recebeu diversos prêmios desde 2007, entre eles uma menção honrosa do Prix ARS Electronica Computer Animation/Film/VFX e primeiro lugar em design sonoro no Roma Viedram Video Festival. Participou de muitos festivais de novas mídias. O artista vive e trabalha em Istambul, representado pela PG Art Gallery na Turquia.