FILE SP 2014 – INSTALAÇÃO

Scenocosme: Grégory Lasserre & Anaïs met den Ancxt – Matières Sensibles

Abstract:
“Matières Sensibles” (Sensitive Matters) é uma série de esculturas feita com folhas de compensado de freixo muito finas e delicadas. Essas folhas têm diversas zonas de toque sonoras que seguem os veios naturais de madeira. As pesquisas dos artistas lhes permitiram desenvolver um delicado processo artístico e técnico.
Um trabalho de design meticuloso e invisível lhes possibilita definir uma partitura musical espalhada por diferentes áreas da madeira. Eles inventaram este processo de biohacking que chamam de “marcação interativa”.
Suas esculturas de madeira produzem sons ao serem tocadas pelos espectadores. Eles usam sons para estimular comportamento não verbal e gestual. Assim, essas esculturas parecem instrumentos que, mediante o toque, revelam vários tipos de sons. Conforme a escultura, a relação pode ser sonora ou, ao mesmo tempo, visual e sonora.
Há anos os artistas do Scenocosme inventam obras interativas por meio de um processo singular de hibridações entre elementos naturais e tecnologia. Eles criam relações simbólicas e sensoriais entre o corpo e o ambiente natural ou social. Essas esculturas de madeira oferecem uma relação sensorial íntima entre a madeira e o corpo do espectador, revelando uma memória sonora em contato físico com a matéria. A energia eletrostática do corpo humano desencadeia essa forma de arte.

Biography:
A dupla Scenocosme mescla arte e tecnologia digital, a fim de achar substâncias oníricas, poesias, sensibilidades e delicadezas. Eles expuseram na ZKM (Alemanha), no Museu de Arte de Daejeon (Coreia do Sul), no Museu de Arte Contemporânea Raleigh (EUA) e em eventos internacionais como a Bienal Experiment (Austrália), a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Sevilha (Espanha), a TransLife / Trienal de Arte Eletrônica (Pequim), ISEA (Belfast, Istambul, Albuquerque e Sydney), EXIT, VIA, e La Gaîté Lyrique (Paris).
(www.scenocosme.com)