FILE SP 2014 – INSTALAÇÃO

Kenny Wong – Squint

Abstract:
Inspirei-me em como a luz solar se move em torno de nossa floresta artificial.
“Squint” é uma instalação luminosa cinética que consiste em 49 espelhos que refletem luzes em um espaço iluminado. Os espelhos rastreiam e refletem luzes no rosto do público seguindo padrões compostos de movimento. Isso estende a percepção gerada, focando em como as luzes passam fisicamente através de nossos sentidos visuais, e combina com nossa percepção de imagens através da oscilação. “Squint”, que extrai diversas experiências cotidianas em uma abstração, faz com que o público expanda sua interpretação de luzes e imaginação percebida até uma experiência não linear.
“Squint” simula fontes de luz e intencionalmente as reflete nos rostos do público. A luz é projetada na galeria, um espaço claro e iluminado.
Todos os dias as pessoas movem-se dinamicamente pela cidade. A luz do sol reflete e oscila mesmo quando é indireta e está escondida atrás de artefatos. Enquanto nos locomovemos, experimentamos o movimento. Também estamos experimentando a mudança da intensidade de luz, de padrões e texturas visuais. As variedades de formas de luz inspiram o artista a explorar o potencial de texturas luminosas, escolher e classificar a complexidade combinada no espaço urbano. O artista transforma-os em uma experiência mínima de forma de luz, enquanto maximiza sua diversidade de percepção.

Biography:
Kenny Wong Chi-Chuen é um artista de mídia de Hong Kong. Concluiu seu bacharelado em mídia criativa na City University de Hong Kong em 2011. Wong recentemente foi premiado entre os Golden 15 no 3º International Emerging Artist Award. Ele enfatiza a arte e a pesquisa multidisciplinar para expressar a relação delicada entre experiências cotidianas e estímulos da percepção.
Wong interessa-se por explorar padrões visuais, estados alternativos de percepção, texturas sonoras e por apresentar obras de arte através da criação de novas experiências para o público como forma de interação. Ele colabora ativamente com outros artistas de mídia, de som e de teatro no papel de artista colaborador, designer multimídia, engenheiro/designer mecânico e pesquisador de arte.
Sua recente obra de arte e neurociência, “10Hz”, recebeu o Gold Award (categoria Mídia Interativa) no 16º Hong Kong Independent Short Film and Video Awards e foi exibida em diversas exposições. Sua obra de vídeo “Human Body” foi exibida em Hong Kong e na Coreia do Sul.