FILE SP 2014 – INSTALAÇÃO

Els Viaene – The Mamori Expedition

Abstract:
Uma instalação de madeira replica o caminho que a artista Els Viaena seguiu durante uma expedição pela floresta Amazônica brasileira em 2009. Ela levou consigo um dispositivo para gravar sons e um GPS para registrar sua jornada. Os três braços de madeira da escultura estão cheios de água. Um fone de ouvido e uma vareta em forma de martelo, o “hidrofone”, permitem que você “escute” a água. Uma vez que você insere a vareta na água e move-se pelas voltas e mais voltas da escultura, os sons que Viaene gravou durante a expedição são reproduzidos. “The Mamori Expedition” catapulta o espectador para o meio da floresta Amazônica e o convida a explorar o rio e seus sons de maneira muito tátil.
Créditos:
Conceito, registro de áudio e suporte técnico: Els Viaene.
Modelo de madeira: Jeroen Verschuren.
Microfone: Johan Vandermaelen.
Coprodução: Netwerk Aalst, com apoio das autoridades flamengas, Q-O2 e Werktank.
Distribuição de Werktank, com apoio do Governo Flamengo.

Biography:
Els Viaene (1979, Bélgica) começou seu trabalho como artista de som / gravadora de campo em 2001. Com uma aparelhagem que consiste em dois pequenos microfones, ela escuta, dá zoom e amplia as paisagens sonoras que nos cercam. Os ritmos naturais e texturas dos sons escondidos nessas paisagens formam a base de sua obra.
Ao trabalhar com esses materiais sonoros para performances, composições sonoras ou instalações, ela faz o ouvinte viajar em ambientes imaginários e orgânicos.
Através do uso e da montagem específicos do som dentro de um espaço, suas instalações criam novos espaços dentro dos já existentes, seja enfatizando ou fazendo desaparecer as fronteiras físicas daquele espaço. Ao fazer isso, ela geralmente brinca com as noções de visão e audição, a percepção do que vemos e ouvimos, e como ambos interagem.