FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

Oli Sorenson – Video Pistoletto

Abstract:
A última série de remixes de Oli Sorenson é diretamente inspirada nos célebres espelhos estilhaçados de Michelangelo Pistoletto (1933). Ao quebrar monitores de vídeo de maneira semelhante, Sorenson exibe “Video Pistoletto” pela primeira vez em São Paulo, no Festival FILE. As performances do “Video Pistoletto”, que estreou em dezembro de 2014 na galeria POPOP (edifício Belgo, Montreal), acontecem ao vivo. Nelas, grandes telas de LCD são perfuradas e os vidros são rachados, de forma que os cristais líquidos se dispersam pelos fragmentos e passam a ideia de formas orgânicas presas sob de caixas de luz.
Ao revisitar a visão iconoclasta de Pistoletto sobre o vanitas com o uso da mídia digital, Sorenson tenta reavaliar a materialidade da arte, assim como seu potencial para gerar novas imagens, mas através da destruição de seus componentes. A série “Video Pistoletto” nos confronta com um paradoxo: uma ação absurda forjada no mesmo surto implacável de obsolescência e desperdício com que a mídia consumista atual nos alimenta sem cessar.

Biography:
Nascido em Los Angeles, Oli Sorenson morou e trabalhou em Londres (Reino Unido) entre 1999 e 2010 para juntar VJing a mostras de arte e trabalho de curadoria (incluindo vários eventos no Tate Britain, no Institute of Contemporary Art e no British Film Institute). Sorenson fez exposições no Museu Millennium (Pequim), no Media Art Institute (Amsterdam), no ZKM (Karlsruhe), na DokFest (Kassel), entre outros. Ele se apresenta regularmente em festivais de mídia como o ISEA (Helsinki e Nagoya), o Mapping Festival (Genebra) e o MAF (Bangkok). Ele está em Montreal, Canadá, desde 2010, escrevendo seu PhD sobre a cultura do remix.
Sorensen, sob o pseudônimo de “VJ Anyone”, deu início à sua carreira artística subvertendo ideias preconcebidas de originalidade e identidade em seu trabalho digital e performático. Simultaneamente à sua produção em estúdio, ele também colaborou com inúmeras bandas, como: Leftfield, MIA, Block Party, Talvin Singh, entre outras. Listado como um dos dez melhores VJs entre 2003 e 2008 pela DJ Magazine (Reino Unido), Sorenson descreve seu enfoque como o de um artista de remix: “Eu faço arte da mesma forma que um DJ faz música”.