FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

anno lab: Sadam Fujioka, Takeshi Usami, Nariaki Iwatani & Masahiro Ihara – A Tail of Spacetime

Abstract:
O cone de luz de Minkowski representa a expansão do tempo e espaço. Esse cone, formulado pela equação x² + y² + z² – (ct)² = 0, representa como você existe em sua posição atual, observando um horizonte de possibilidades enquanto o futuro se propaga constantemente à sua frente na velocidade da luz. Ele também representa como você segue a trajetória do seu passado para o seu agora e para o seu futuro. Você está sempre em pé nesta trajetória que vem crescendo a partir do futuro, como se fosse uma cauda de espaço-tempo.
Esta instalação faz você considerar como a sua localização de agora foi alcançada e como será deixada no tempo e no espaço. Você pode interagir com o seu eu passado ao tocar, no centro da sala, um monumento que representa uma cauda no espaço-tempo. A interação com o seu eu passado levaria à imaginação do seu eu futuro. Se você quiser trocar um aperto de mãos com seu eu passado, terá de imaginar que o seu eu futuro quer trocar um aperto de mãos com você.

Biography:
anno lab é um grupo criativo fundado em 2012 por quatro pessoas: um pesquisador de arte, um artista de animação, um desenvolvedor de jogos e um ex-profissional de agência de propaganda. Dentre seus projetos mais significativos, o anno lab fez parte do NTT docomo TOUCH WOOD: Xylophone, da intel UltraBook Clap For Dream e da relativamente controversa Internet Yami-Ichi, como membro da IDPW. A maioria de seus trabalhos tem como objetivo inspirar curiosidade e humor no dia-a-dia das pessoas. Ao criar intervenções nas vidas das pessoas, eles esperam desencadear reações inesperadas e inconscientes, que dariam acesso a realidades mais complexas e ricas, às quais não se teria acesso apenas através da curiosidade.