Experimental Interface Lab

Colorigins

Abstract:
“Colorigins” é um jogo tátil de mistura e combinação de cores, desenhado e desenvolvido para a plataforma Sifteo Cubes. Ao manipular fisicamente um conjunto de Sifteo Cubes, os jogadores tentam reproduzir uma cor, misturando um conjunto fornecido de cores-fonte. Através do processo de misturar cores, os jogadores podem ganhar experiência com os conceitos da teoria de cores-chave, como valor, saturação, pigmentos, tons, complementos, neutros cromáticos e a força visual relativa de cores específicas.

Ao invés de usar componentes primários para calcular uma mistura de cores, “Colorigins” usa os valores de reflexão espectral. Já que a luz visível consiste num espectro de comprimento de ondas, qualquer cor subtrativa pode ser representada por uma série de informações que indicam a quantidade de luz refletida em um comprimento de onda específico. As cores-fonte de “Colorigins” se baseiam na paleta do sistema Munsell Color, para o qual uma base de dados de valores de reflexão espectral foi determinada experimentalmente. A seleção de paleta se fez para maximizar a saturação de cor (já que saturação invariavelmente diminui com a mistura) e ao mesmo tempo manter um valor de cor igual, assim como assegurar uma gradação de tonalidade perceptivelmente familiar.

Biography:
Brad Tober é um designer, educador e pesquisador, cujo trabalho explora o potencial de tecnologias visuais interativas digitais emergentes, com base em código, com o objetivo de identificar e investigar seu relacionamento com a prática do design e a pedagogia. Seu instituto de pesquisa baseado em prática, o Experimental Interface Lab, caracteriza-se por uma aproximação especulativa ao design (uma manifestação de pesquisa pura) que reconhece que formas e metodologias para uma prática contemporânea que abrange design e tecnologia são mais bem desenvolvidas através de processos fundamentalmente flexíveis e exploratórios. Brad tem um MDes da York University (Toronto, Canadá), um BFA em design gráfico pelo Savannah College of Art and Design (Georgia, E.U.A.), e um BA em matemática pela University at Buffalo (Nova Iorque, E.U.A.).