Norimichi Hirakawa

The Indivisible [Prototype nº 1]

Abstract:
1. Deixar um programa de computador fazer um cálculo significativo.
2. Retratar isso apenas usando o valor numérico que aparece no processo de cálculo.
3. No entanto, não representar o objeto de cálculo como objeto em si.

Numa fórmula numérica como “1+1”, uma calculadora não está preocupada com o fato de ela estar ou não computando maçãs (ou seres humanos).
Por exemplo, um motor físico simula a mecânica newtoniana, com “massa”, “força”, “velocidade” e “posição”. Essas coisas, no entanto, são, a princípio, nada mais que quantidades limitadas, de forma que o computador não pensa sobre o que esse cálculo significa.
O mundo que os seres humanos veem sem nada suspeitar não é o mundo em si. Será possível para os seres humanos lidar com os princípios e as leis naturais inerentes ao mundo que a ciência natural vem tentando resolver?

Biography:
Norimichi Hirakawa nasceu no Japão. Suas obras, centralizadas em instalações audiovisuais programadas em computador e processadas em tempo real, foram exibidas em mostras de arte nacionais e internacionais, assim como festivais de arte midiática. Ele recebeu diversos prêmios, como o Excellence Prize no Festival Japan Media Arts em 2004, e o prêmio de Distinction in Interactive Art Division no Prix Ars Electronica em 2008. Tendo se envolvido numa grande variedade de atividades, ele vem trabalhando como técnico para artistas como Ryoji Ikeda, Seiko Mikami e Yoshihide Otomo, e atua como Typingmonkeys com Kumiko Noguchi. Ele é diretor artístico no projeto ARTSAT (Art and Satellite Project).