Numen/For Use: Sven Jonke, Christoph Katzler & Nikola Radeljkovi?

Tape São Paulo

Abstract:
O embrulhar contínuo de pilares com fita adesiva transparente resulta numa superfície complexa e amorfa através do processo reminiscente do crescimento de formas orgânicas. Uma linha se desenvolve em uma superfície que cria uma forma orgânica de força extraordinária. O fato de a audiência entrar no volume transforma a escultura em arquitetura. Ela foi praticamente “encontrada” através do ato de embrulhar caótico, onde uma linha unidimensional (a fita adesiva) lentamente se transformou num plano bidimensional, que então finalmente virou um volume.

A instalação foi imaginada como uma estrutura parasita que tem capacidade de se adequar ao local, invadindo uma localização arbitrária. As linhas retas das trajetórias principais são esticadas através de uma área específica e esses tendões são então embrulhados na diagonal com camadas de fita elástica, moldando uma forma orgânica complexa através de um processo semelhante ao do surgimento de estruturas semelhantes na natureza.

A ideia se origina de um conceito de desenho de cenário para uma performance de dança em que a forma evolui a partir do movimento dos dançarinos entre os pilares. Os dançarinos vão esticando a fita enquanto se movem, portanto a forma resultante é um registro em fita da coreografia.

Biography:
Numen/For Use é um coletivo trabalhando nas áreas de arte conceitual, cenografia, design industrial e espacial.
O grupo se formou em 1998 como um esforço colaborativo dos designers industriais Sven Jonke, Christoph Katzler e Nikola Radeljkovi? sob o emblema For Use.
Em 1999 ele estabelecem a Numen como uma identidade coletiva que cobre todos os projetos realizados fora da esfera de design industrial.
Desde 2008 o coletivo voltou seu foco para a configuração de objetos e conceitos sem uma função predefinida, uma atividade que resultou em trabalhos mais híbridos e experimentais, como a série N-Light e a Tape Installation.
Em paralelo a esses empreendimentos expostos ao público, o grupo ganhou diversos prêmios internacionais por suas realizações no campo do design industrial e de cenário.