Scenocosme: Gregory Lasserre & Anais met den Ancxt

Metamorphy

Abstract:
“Metamorphy” é uma obra de arte interativa visual e sonora. Os espectadores são convidados a tocar e explorar a profundidade do véu semitransparente. Essa pele simbólica tem uma elasticidade que é incorporada dentro do processo de metamorfose: o véu é deformado quando o espectador interage e ele se torna novamente rígido quando o espectador para de tocá-lo.

A exploração de profundidades dentro do véu revela vários universos de meditação através de substâncias orgânicas, líquidas ou incandescentes. “Metamorphy” cria uma ambiguidade entre um espaço real, um espaço virtual materializado pelo reflexo de um espelho e um espaço virtual gerado pelas videoprojeções de um dispositivo digital. Nessa obra de arte sensorial, reflexos reais e imagens virtuais se misturam e dão a ilusão de uma realidade distorcida.

Como uma trilha musical, cada zona de interação no tecido oferece matérias sonoras (efeitos sonoros) quando o espectador a empurra com sua mão. Então, quando ninguém interage com o véu, ele se torna rígido e as matérias virtuais desaparecem. Apenas o reflexo do espectador permanece.

Biography:
As obras de arte singulares de Scenocosme usam diversas expressões: instalações interativas, arte visual, arte digital, arte sonora, performances coletivas etc. Scenocosme mistura arte e tecnologia digital para encontrar substâncias de sonhos, poesia, sensibilidade e delicadeza. Os artistas subvertem várias tecnologias para criar obras de arte contemporâneas. Seu trabalho veio da possível hibridização entre a tecnologia e mundos vivos (plantas, pedras, água, madeira, humanos…) cujos pontos de encontro os incitam a inventar linguagens sensíveis e poéticas. A maioria de suas obras interativas sentem diversos relações entre o corpo e o ambiente. Elas podem sentir variações energéticas de seres vivos e projetar encenações interativas nas quais espectadores compartilham experiências sensoriais extraordinárias.

Suas obras são exibidas em diversos museus, centros de arte contemporânea e festivais de arte digital no mundo todo.

www.scenocosme.com