FILE SÃO PAULO 2017 – o borbulhar de universos

FILE São Paulo 2017: O Borbulhar de Universos

A 18ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica em São Paulo acontece este ano de 18 de julho a 03 de setembro no Centro Cultural Fiesp. A programação da exposição FILE São Paulo 2017: O borbulhar de universos ocupa diversos espaços, tais como: 1- a Galeria de Arte; 2- a Galeria de Arte Digital; e 3- os Espaços de Exposições.

Na Galeria de Arte, a exposição apresenta instalações interativas e não interativas, obras de realidade virtual, animações, games e GIFs.

A Galeria de Arte Digital abrange o FILE LED Show 2017, uma mostra de arte pública que utiliza a fachada do edifício como suporte para a investigação de diferentes linguagens artísticas.

Já nos Espaços de Exposições, de 18 a 30 de julho, a exposição apresenta: 1- as mostras completas de videoarte, mídia arte e hipersônica; 2- parte da programação de animação e games; e 3- a instalação The Flooor, de Håkan Lidbo & Max Björverud. Os Espaços de Exposições também abrigam, de 18 a 21 de julho, várias oficinas que abordam o uso criativo de diferentes tecnologias no FILE Workshop.

A participação em todos os eventos é gratuita.

.

O borbulhar de universos

Com o surgimento das redes existe hoje uma multiplicidade de eventos nunca vistos até então. A proliferação desenfreada de  informação se dá numa escala gigantesca. A produção de dados nos leva a arquivamentos sem precedentes, o que demanda a criação de milhares de dispositivos de inteligência informacional conectados entre si. Há um aumento exponencial de informação que envolve a todos num fluxo incessante e arrebatador de conceitos, de imagens, de opiniões, de desejos. Ninguém está imune a esta contaminação. Nenhuma disciplina se mantém em seus limites. A proliferação de mundos e tendências nos arrebata numa pluralidade indeterminada. Tudo e todos estão inflando-se como numa gigante vermelha prestes a explodir. O universo outrora imenso e sem fim torna-se pequenodiante do multiverso. Vivemos na época do borbulhar de universos.

Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Fundadores e organizadores do FILE