FILE GIF 2017

PROGRAMAÇÃO

FILE GIF 2017: Multiplicidade

Na 18ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica em São Paulo, a mostra FILE GIF 2017 exibe 84 obras de 18 artistas, representando mais de dez países. Esta exposição engloba também a primeira edição do FILE GIF AWARD, uma premiação simbólica criada com o intuito de valorizar as obras em GIF, que são criadas e apresentadas espontaneamente no vasto campo da internet.
Em primeiro lugar, “Gastaloops”, do artista inglês Nicola Gastaldi, é um projeto pessoal no qual o artista se propôs a desenvolver 100 GIFs em 100 dias, pelo emprego criativo de 3 cores em 50 quadros. O GIF premiado mostra figuras humanoides caminhando em múltiplas perspectivas, ocupadas com seus próprios afazeres. Seu ambiente relembra as gravuras oníricas de Escher e alude às tarefas diárias que preenchem nosso tempo e atenção. Em segundo lugar, “Flora”, do artista alemão Philipp Artus, faz parte de uma série de animações geradas por um algoritmo que recria o efeito das ondas senoidais encontradas na natureza. As imagens resultantes combinam a estética do algoritmo com elementos da flora natural. Em terceiro lugar, “????????”, do artista eslovaco Adam Pizurny, faz parte de uma série de GIFs que o artista cria com retratos apropriados da internet, nos quais ele manipula as faces de formas diversas, visando dissociar as imagens do seu significado original.
Entre as menções honrosas, “Non-ending layers”, do artista mexicano Daniel Barreto, é uma experimentação com animação rotoscópica cujo objetivo é ilustrar a ideia de remoção da negatividade do corpo. “Anxiety”, do artista croata Paolo ?eri?, mostra um círculo preto rabiscado que, por sua forma e repetição, alude ao infinito. E, finalmente, “Someone’s Living Room No.2”, da artista alemã Thoka Maer, é uma animação que contempla elementos não usuais inseridos em uma sala, de modo a causar estranheza e despertar a curiosidade do espectador em traçar possíveis narrativas que expliquem a sua presença na cena.
Essas obras premiadas, em conjunto com os demais GIFs da exposição, fazem referência à diversidade de temas e linguagens artísticas abarcadas pelos artistas em GIF. Em especial, trata-se de abordar questões da vida contemporânea, tais como as ocupações diárias, a imbricação entre orgânico e artificial, a manipulação de informação, do corpo, do tempo e do espaço, através de técnicas adequadas ao procedimento da repetição. O FILE GIF 2017 pretende, assim, evidenciar a multiplicidade contida em um pressuposto aparentemente único, que se desdobra em complexidade e variedade.

Fernanda Almeida
Curadora do FILE GIF 2017

FILE GIF AWARD 2017

1º Lugar
Nicola Gastaldi – Gastaloops – Inglaterra

100 GIFs animados em 100 dias, “Gastalooops” é um projeto pessoal desenvolvido com regras rigorosas: 3 cores, repetições, 50 quadros.
Como um diário visual, Gasta brincou com padrões, ilusões de ótica, objetos da vida diária, medos e obsessões típicas de Londres.

2º Lugar
Philipp Artus – Flora – Alemanha

A animação em “Flora” é gerada por sobreposição de ondas senoidais que viajam por meio de uma sequência de linhas. Este princípio da onda aparece frequentemente na natureza quando a energia é transmitida através de um meio como a água, o ar ou simplesmente uma corda. A estética resultante combina a precisão computacional com um jogo orgânico e tende a desencadear diversas associações na mente do espectador.

3º Lugar
Adam Pizurny – ???????? – República Checa

Adam Pizurny (1986, Eslováquia) é um artista que trabalha principalmente com arte midiática. Suas obras recebem funções impróprias: as significações são invertidas e a forma e o conteúdo se fundem. As formas são dissociadas de seu significado original, pelo qual o sistema em que elas normalmente funcionam é exposto. Sentidos inicialmente sem ambiguidade são estilhaçados e disseminados indefinidamente. Adam Pizurny atualmente vive e trabalha em Praga.

Menções Honrosas

Daniel Barreto – Non-ending layers – México

O GIF foi uma experimentação com animação rotoscópica. Primeiro fiz um vídeo de mim mesmo movimentando meus braços como queria. Depois separei os frames com o Photoshop, imprimi em uma escala menor e desenhei sobre eles com uma mídia diferente. O objetivo do GIF era representar de alguma forma a mim mesmo ou a qualquer um que se identifique com a ideia de remover o ruído da negatividade do corpo e da alma e jogá-lo para fora de si mesmo.

Paolo ?eri? – Anxiety – Croácia

Em meu trabalho eu exploro a conexão entre arte e ciência, áreas para as quais sempre fui atraído. Aprecio encontrar beleza em formalidades matemáticas, as quais uso como fonte de inspiração e como base para meu trabalho. A natureza repetitiva das minhas animações é algo de grande importância para mim, já que quero criar um sentimento de movimento infinito.

Thoka Maer – Someone’s Living Room No.2 – Alemanha/Estados Unidos

Thoka Maer nasceu e agora desenha. Ela é melhor com lápis, mas consegue lidar com muito mais do que isso. Ela se formou na Universidade de Artes de Berlim em 2014 e fez com que sua família se sentisse bem com essa coisa de arte. Depois de Berlim e Hong Kong, seu corpo e espírito alemães se estabeleceram em Brooklyn, NY.

Jurados

Carla Gannis é uma artista de novas mídias que vive em Nova York. Ela é fascinada por semiótica digital e a situação da identidade nos contextos confusos do físico e do virtual. O trabalho de Gannis foi exibido em inúmeras exposições nacionais e internacionais, e foi destaque na imprensa e em publicações, incluindo ARTnews, The Creators Project, Wired, FastCo, Hyperallergic, The New York Times e The LA Times, entre outros.

Clayton Shonkwiler é matemático e artista. Ele recebeu seu Ph.D. da Universidade da Pensilvânia e é Professor Assistente de Matemática da Universidade Estadual do Colorado. Ele é especialista em nós aleatórios e começou a criar animações como parte de sua pesquisa. Sua arte ainda é muitas vezes inspirada em sua pesquisa ou ensino, mas também ganhou um pouco de vida própria.

PROGRAMAÇÃO FILE GIF

1 A. L. Crego & Borondo – Psyche – Espanha
2 Adam Pizurny – After Birth, Auto Portrait, Cloth Head, Dissociation, emilycloth01, estsanatlehiv, estsanatlehiv2, Permutation 2, Voxel Sorting & ???????? – República Checa
3 Anne Beal – Excerpt from ‘Wishing Well’ 2015 1, Excerpt from ‘The Goddess Project’ 2015 2 & Excerpt from ‘Wishing Well’ 2015 – Estados Unidos
4 Bill Domonkos – Ornithologist – Estados Unidos
5 Bill Domonkos – Fig. 370 – Estados Unidos
6 Carl Burton – sem título – Estados Unidos
7 Daiana Ruiz – sem título – Argentina
8 Daniel Barreto – Non-ending layers – México
9 Eric Lefaure – 034, 046 & 048 – França
10 Faith Holland – Visual Orgasms – Estados Unidos
11 Gennadiy Chernega – We are targets – Ucrânia
12 James Zanoni – test_0294, test_0390, test_0514, test_0524, test_0734, test_0739, test_0890 & test_287 – Estados Unidos
13 Nicola Gastaldi – Gastaloops – Inglaterra
14 Paolo ?eri? – Anxiety, Medusa & Zeta – Croácia
15 Philipp Artus – Flora – Alemanha
16 Sabato Visconti – Apocalypse Beach – Brasil/Estados Unidos
17 Sandra Crisp – Interface-Twitterstorm3 – Reino Unido
18 Thoka Maer – Someone’s Living Room No.1 & Someone’s Living Room No.2 – Alemanha/Estados Unidos
19 Tom Morris – Dusk Driving – Reino Unido