FILE SP 2014 – METRO – PROGRAMAÇÃO

FILE Metrô – Performances Pós-Selfie
(calçada das estações de Metrô Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro)
De 26 de agosto a 31 de agosto de 2014 (das 12h às 21h)

As performances interativas realizadas no metrô de São Paulo pelo FILE SP 2014 convidam o espectador a ampliar suas percepções através de dispositivos vestíveis que visam encorajar a comunicação off-line através do toque e do contato visual.

O FILE SP 2014 homenageia o pioneiro Otávio Donasci com o seu trabalho Videocriatura

Este ano o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica recebe performances de artistas jovens que dialogam com as videocriaturas do artista brasileiro Otávio Donasci, ao fazerem uso de capacetes e máscaras eletrônicas, através do que se cunhou como pós-selfie. De modo a criar uma oportunidade de encontro entre a história e esses novos artistas, Donasci apresentará sua primeira videocriatura produzida na década de 80 exclusivamente na abertura do evento.

Eric Siu – Touchy

“Touchy” é um dispositivo vestível que transforma o ser humano em uma câmera operante. Nele, o indivíduo é constantemente “cegado”, a menos que alguém toque a sua pele. Quando o contato físico é mantido por 10 segundos, a câmera tira uma foto que é exibida no LCD do dispositivo. A obra foi concebida para encorajar a comunicação off-line através do toque e do contato visual.

Katsuki Nogami – YamadaTaroProject – Japão

“YamadaTaroProject” é uma performance em que o artista substitui seu próprio rosto, com um iPad, pelo de pessoas passando na rua. A ideia é expressar a temporalidade e o anonimato da internet, em que as pessoas escolhem rostos para si mesmas nas redes sociais virtuais.

The Constitute: Sebastian Piatza & Christian Zoellner – Eyesect – Alemanha

“Eyesect” permite que os usuários vicenciem seu ambiente sob novos pontos de vista. Duas câmeras portáteis captam o entorno e transmitem os dados das imagens direto para os olhos. Braços e dedos se tornam músculos oculares e criam perspectivas humano-biológicas incríveis.