FILE ANIMA+GAMES RIO 2015

FILE ANIMA+GAMES 2015

Para a galera que curte eventos de tecnologia, começa hoje a exposição “FILE ANIMA+GAMES RIO 2015: Os Van Goghs irão” e vai até o dia 29, no Oi Futuro Flamengo. A exposição vai abranger uma experiência imersiva através de realidade virtual, jogos para diversas plataformas, animações de vários países e artistas premiados no FILE ANIME+AWARD e outros festivais.

A grande novidade dessa exposição é o conteúdo lúdico e artístico através de equipamentos que proporcionam a realidade virtual de imersão completa. São experiências diretamente ligadas às nossas percepções físicas, capazes de nos colocar em ambientes fantásticos a provocar sensações impressionantes. Em “The Night Cafe”, do artista Mac Cauley, por exemplo, o visitante pode explorar o mundo das pinturas de Van Gogh, aproveitar seus icônicos girassóis em três dimensões ou andar em torno da cadeira que ele pintou em seu quarto. Já em “Swing”, das artistas Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen, com um balanço e um óculos 3D, o sonho de voar se transforma em realidade. Ainda entre as instalações, em “How Does That Move”, de Felix Herbst, o visitante pode controlar animais virtuais através dos seus gestos no mundo físico.

Entre os jogos para computadores, o destaque é “Shadow Puppeteer”, do Sarepta Studio, que conta a história de um menino e sua sombra que, uma vez separados, precisam aprender a trabalhar juntos, manipulando a escuridão e a luz. “FRAMED”, da Loveshack Entertainment, é um jogo de enigmas noir para tablet, em que o visitante deve reorganizar os quadros de uma história em quadrinhos para mudar o desfecho da história.

A exposição de animações apresenta trabalhos de curta­-metragem de artistas inovadores e experimentais que usam diferentes técnicas e abordam assuntos diversos. Também apresenta a mostra “Cutting Edge Animation” com animações do coletivo Aboveground Animation, um showcase itinerante de animações, vídeos e performances musicais e de artistas do mundo inteiro. Também serão exibidas animações premiadas nos mais importantes festivais de animação do mundo, Japan Media Arts Festival, Be There! Corfu Animation Festival, SICAF, SIGGRAPH e ANIMA -­ Córdoba International Animation Festival.

Esta é a quinta edição do FILE GAMES RIO, evento organizado pelo FILE -­ Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior festival de arte e tecnologia da América Latina. A programação completa pode ser encontrada no site da exposição. A entrada é gratuita para todas as atividades.

Fonte: FILE