FILE SÃO PAULO 2015

Lirismo eletrônico

PARA PENSAR FORA DA CAIXA Festival internacional reúne 330 trabalhos que exploram o potencial da arte eletrônica

Lirismo eletrônico
Exposição. FILE chega à 16ª edição com mais de 330 trabalhos relacionados a novas poéticas dentro do universo digital

Serviço No Centro Cultural Fiesp (ay. Paulista, 1.313, Cerqueira César; tel 3528-2000). Abre hoje. Todos os dias, das 10h ás 20h, na Galeria de Arte do Sesi. Grátis. Até 16/8.

Considerado um dos maiores eventos a reunir arte e linguagem eletrônica, o FILE (Festival Internacional de linguagem Eletrônica) começa hoje sua 164 edição. Assim como nos anos anteriores, as obras não seguem uma temática específica, apesar de o festival apresentar um tema geral, “The New E-mo-tion”, que seria a junção das palavras movimento (motion) e eletrônico (e-) para produzir novas emoções .

“O FILE é um festival que tem como premissa o dinamismo”, avalia Paula Perissinoto, idealizadora e organizadora do evento ao lado de Ricardo Barreto. Ao todo serão apresentados mais de 330 trabalhos do Brasil e do exterior na forma de instalações, jogos, videoarte, animações e imersão estética. A maioria das obras é interativa e estará exposta principalmente na Galeria de Arte do Sesi, mas também na Galeria de Arte Digital, nos acessos às estações Trianon-Masp e Consolação do Metrô e no já tradicional painel virtual exibido na fachada do prédio da Fiesp.