FILE SÃO PAULO 2015

Festival ‘File SP’ apresenta obras de arte em plataformas digitais

Começa na terça (16) a 16ª edição do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). O evento, gratuito, vai reunir mais de 330 trabalhos que têm como meta realizar um encontro entre a arte e as plataformas digitais.
Durante dois meses, a galeria do Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso abrirá espaço para instalações interativas, animações, jogos e vídeos. Entre os destaques está a obra “Swing”, das artistas alemãs Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, criada com uma balança e um óculos 3D. Nela, o participante poderá observar imagens que simulam desenhos em aquarela enquanto se movimentam, fazendo um vaivém.
Já a obra “Fated Ascent”, do francês Donald Abad, é um amontoado de pedras. Ao olhar os itens através de um tablet, o visitante poderá observar uma pessoa virtual caminhando entre essas pedras.
Outros espaços, como a calçada do outro lado da avenida Paulista e os acessos às estações Trianon-Masp e Consolação do metrô, também terão intervenções. Atente-se para a fachada da Fiesp, que vai receber projeções de imagens em LED durante o evento.