FILE SÃO PAULO 2015

FILE SP 2015 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

“The new e-motion” provoca o surpreendente encontro da arte com a tecnologia O mais importante encontro entre a arte e as diferentes linguagens eletrônicas da América Latina termina dia 16 de agosto em São Paulo.

A 16ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, reune obras da vanguarda da arte eletrônica de todo o mundo. Como resume Paula Perissinotto, idealizadora e organizadora do evento ao lado de Ricardo Barreto, “o que nos move para realizar o FILE são as novas poéticas que se expressam dentro do universo digital. O público poderá observar as novas poesias criadas por artistas que expressam a estética do século 21”. Ou como sintetiza a frase que é tema do festival neste ano, “The new e-motion”, o movimento (motion) associado ao eletrônico (e-) produz novas emoções. Para Débora Viana, gerente executiva de cultura do SESI-SP, a cada edição o festival surpreende, trazendo para o público, em especial o jovem, trabalhos interativos e instalações instigantes que fazem a interface entre a arte e a tecnologia.

“É impossível ficar indiferente diante dessas obras, que provocam, levam à reflexão e estimulam a participação, indo além da contemplação artística.” A parceria entre o FILE e a Mondriaan Foundation de Amsterdã (Holanda) neste ano resultou na vinda dos trabalhos A Time Capsule of Life, de Ronald van der Meijs, e Poppy, de Zoro Feigl.

A primeira é uma escultura interativa feita de sacos plásticos que formam uma estrutura transparente de células e cabos. Ligados a tubos de ar, os sacos se enchem dependendo do movimento das pessoas, que passam a fazer parte do sistema. Com o esvaziamento da sala, a escultura lentamente retrocede. Poppy inspira-se numa papoula gigante feita com uma lona encerada que se desdobra acima do observador, numa ondulante e elegante dança. São duas obras que utilizam os recursos tecnológicos para extrair efeitos plásticos surpreendentes. Todos os eventos que compõem a programação do festival são gratuitos.

Serviço FILE SP 2015 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica Data: Até 16 de agosto de 2015 Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (avenida Paulista, 1.313) Informações: (11) 3528-2000 Classificação indicativa: livre para todos os públicos Entrada gratuita Agendamento de grupos: de segunda a sexta, das 10 às 20 horas, pelos telefones (11) 3146-7439/7396 Exposição, na Galeria de Arte do SESI-SP Datas e horários: Até 16 de agosto (todos os dias, das 10 às 20 horas, com entrada permitida até as 19h40)