FILE VITÓRIA 2017

Vitória-ES e São Luís-MA recebem o maior festival de Arte e Tecnologia do Brasil
April 18, 2017 / Renato Medeiros Cordeiro

A essa altura você já deve saber que a arte pode ser muita coisa, inclusive high-tech, né? Então preparem-se para o maior festival de Arte e Tecnologia do Brasil! A partir desta terça-feira (18), Vitória-ES recebe o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que desde o dia 5 de abril também está em cartaz em São Luís-MA. Queremos ir? Queremos.

Há 18 anos o FILE promove exposições, oficinas e encontros sobre Arte e Tecnologia, sempre com eventos anuais em São Paulo e exposições que já passaram por Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG e participações em eventos internacionais. Essa é a primeira vez que a exposição é realizada também no Nordeste, abrindo caminho para uma circulação maior do festival.
O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luís. O prédio histórico foi reformado e abriga a exposição FILE 2017 na capital maranhense.

E o que é Arte e Tecnologia?

Desde que os computadores passaram a fazer parte das nossas vidas, muita coisa mudou, inclusive a arte. Pelo menos desde o final dos anos 1980, a aproximação entre arte, ciência e tecnologia tem se acentuado, gerando múltiplas possibilidades artísticas.

Inúmeros artistas do circuito nacional e internacional passaram a explorar as poéticas das tecnologias digitais, criando obras que utilizam essas tecnologias como ferramentas de produção, armazenamento, apresentação e difusão. Realidade virtual, hacktivismo, interatividade, impressão 3D, robótica, conectividade e realidade aumentada são outros campos de atuação que você jurava que só estava no dia a dia do pessoal de TI, mas que a arte contemporânea também está bastante interessada.

FILE Vitória 2017: Toque aqui
A obra ‘The Night Café’, de Mac Cauley, recria digitalmente uma pintura famosa de Van Gogh.

Já tem muita gente produzindo Arte e Tecnologia no mundo todo e festivais como o FILE são instrumentos importantíssimos para dar visibilidade a esse fenômeno e gerar novos públicos. Em 2017, o FILE Vitória 2017: Toque aqui traz uma seleção de 8 instalações interativas, 4 games e 20 animações, de artistas de 15 países, entre eles Alemanha, Austrália, Eslováquia, México e Sérvia.

Entre as obras de realidade virtual com uso de óculos 3D, em ‘The Night Café’, de Mac Cauley (Estados Unidos), é possível explorar o mundo das pinturas de Van Gogh e até mesmo encontrar com o próprio pintor em uma versão animada.

Já na seleção de instalações, ‘Fated Ascent’, de Donald Abad (França), utiliza a tecnologia da realidade aumentada para criar um espaço em que os visitantes possam perceber a presença de outro visitante, virtualmente ligado a um amontoado de pedras. Para isso, basta ver esse amontoado através de um tablet ou de um smartphone.

E se eu começar a falar aqui tudo que vai rolar por lá o dia termina e ninguém sai do canto. Portanto, se você está de passagem por Vitória-ES e São Luís-MA, vá hoje mesmo visitar as exposições. Como diz o cartaz do FILE São Luís 2017: não deixe essa onda passar!