FILE SÃO LUÍS 2017

São Luís recebe, nesta quinta-feira (6) a exposição “File 2017”, que marca a reabertura do Centro Cultural Vale, localizado no Centro Histórico da capital. A exposição é composta por 35 obras de realidade virtual assinadas por artistas brasileiros e estrangeiros, representando um recorte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

As obras seguem expostas até o dia 4 junho de 2017, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que funciona no prédio do antigo Liceu Maranhense (Rua Direita, 149, esquina com a Rua do Giz).

LINGUAGEM ELETRÔNICA

Com instalações interativas e não interativas, os visitantes poderão conferir algumas delas com óculos 3D, como na obra The Night Cafe (Café Noturno), do artista Mac Cauley. Ela permite que as pessoas possam contemplar as pinturas de Van Gogh e até mesmo modificá-las.

As instalações que não demandam uso do óculos 3D também trazem imersão para os visitantes. No jogo Journey (Jornada), da That Game Company, os visitantes percorrerão uma jornada em meio a dunas e ruínas antigas com o objetivo de chegar ao topo de uma montanha. A exposição “File São Luís 2017” contempla ainda games e animações.

O Centro Cultural Vale Maranhão, reaberto na quinta, irá abrigar exposição do circuito nacional e internacional, além de também oferecer espaço para artistas maranhenses exibirem seus trabalhos. Os trabalhos serão dispostos nos ambientes do centro, compostos pela Sala de Exposição São Luís, Sala de Exposição Mearim, Galeria Tucum, Galeria Buriti, Auditório Itapecuru, Pátio Maranhão, Bumba Café e três salas multiuso (Babaçu, Juçara, Carnaúba). São nomes representativos de paisagens do Maranhão, formadas por rios e palmeiras.

PRÉDIO RESTAURADO

O prédio do antigo Liceu Maranhense, localizado à Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís, em área tombada pelo Iphan, foi restaurado entre 2011 e 2012.

Além de ter abrigado o educandário, por onde passaram personalidades como o escritor e poeta Ferreira Gullar, o casarão foi sede da Empresa Maranhense de Pesquisas Agropecuárias e estava sem utilização há mais de três décadas.

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição “File São Luís 2017”

ONDE: Centro Cultural Vale Maranhão (Rua Direita, 149, esquina com a Rua do Giz).

QUANDO: De 6 de abril a 4 de junho, de terça a domingo, das 10h às 19h