FILE SÃO LUÍS 2017

O Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM será reaberto ao público no dia 6 de abril com a exposição FILE São Luís 2017: arte e tecnologia. A mostra é parte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e ficará em cartaz até 4 de junho.

O projeto do Centro Cultural é uma iniciativa da Fundação Vale e conta com o patrocínio da Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Funcionará como um espaço versátil e qualificado tanto para receber as obras de artistas maranhenses quanto para proporcionar ao público local a oportunidade de conhecer trabalhos nacionais e internacionais. Exposições, oficinas, performances, pocket shows, exibições de audiovisual, lançamentos de livros e registros musicais são algumas das propostas de programação do CCVM. No mês de maio, será aberto um edital para a seleção dos trabalhos.

Exposição FILE São Luís 2017: arte e tecnologia

FILE São Luís 2017 apresenta, pela primeira vez no Nordeste, um recorte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, trazendo 35 obras de realidade virtual que utilizam óculos 3D, instalações interativas e não interativas, games e animações, realizadas por 42 artistas de países como Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suíça.

O FILE dialoga com a relação contemporânea entre arte e novas tecnologias. As tecnologias digitais estão sendo empregadas por artistas do mundo todo na criação de experiências e visualidades. O FILE propõe-se a trazer ao Brasil e a identificar dentre os artistas brasileiros o que tem sido criado nesse campo.

Em São Luís, o público tem a oportunidade de vivenciar diferentes experiências do nosso mundo ou dos mundos fictícios da realidade virtual. Parte das obras faz uso de óculos 3D. Conheça abaixo cada uma das exposições:

1. Be Boy Be Girl
2. The Night Cafe
3. Swing
4. Journey
5. Fala, Túnel e Piso
6. Piso
7. Starry Night
8. Vídeo-Boleba
9. Hardwired
10. FILE ANIMA+GAMES