Workshop FILE São Paulo 2014

Workshop Modelagem Tridimensional para Impressão 3D
Eduardo Lopes

Abstract: O texto a seguir apresenta uma proposta de oficina para o desenvolvimento de modelagem tridimensional voltada para a impressão 3D.
Sobre Impressão 3D
Origem: Wikipédia.
Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.
Oferecem aos desenvolvedores de produtos, designers e criadores a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos.
Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho.
A tecnologia é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalheria, entretenimento, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias médicas.
Oficina
A oficina tem dois objetivos distintos.
O primeiro é apresentar aos participantes, o que é a impressão 3D, quais suas características e seu processo de trabalho através de uma pequena apresentação teórica e muita demonstração prática, com uma impressora em pleno funcionamento!
Todo produto feito através de fabricação aditiva – mais genericamente impressão 3D – é primeiramente criado digitalmente em algum software de modelagem tridimensional. Seja ele uma peça mecânica, uma jóia ou um personagem de animação computadorizada, todos tem essa origem digital em comum.
Para serem materializados esses objetos precisam possuir certas características e passar por alguns processos de ajuste que são diferentes daqueles cujo destino final será a impressão convencional em papel ou as telas do computador.
Esse é o segundo objetivo da oficina, mostrar as maneiras pelas quais devem ser preparados os arquivos digitais – independentemente do software utilizado para sua geração – e deixá-los adequados para impressão.
Estimo que em dois encontros com quatro horas de duração cada, seja possível cobrir os seguintes pontos:
? O que é impressão 3D, quais os tipos existentes e qual o seu fluxo de trabalho;
? Quais os softwares mais comumente utilizados, open source e proprietários
? Impressão na prática
? Exercício de modelagem tridimensional
? Preparo do arquivo para impressão
? Impressão na prática II
Bio: Eduardo Lopes. Arquiteto graduado pela UNESP em 1997, e empreendedor digital.
É sócio do Garagem Fab Lab, laboratório de fabricação digital pertencente a rede iniciada pelo MIT e é o primeiro Fab Lab independente do Brasil. Dentro do Garagem, entre mil outras coisas, coordena o módulo de prototipagem rápida em impressoras 3D de vários tipos.
Atualmente, tem voltado sua pesquisa profissional e acadêmica para a relação entre a criação arquitetônica de geometrias complexas e a automação e fabricação digitais